Por Lídia Tostes/Santuário Nacional em Sexta, 30 Setembro 2022
Categoria: Geral

Peregrinos andam mais de 800 km em rotas religiosas até Aparecida

Sete percursos compõem as Rotas da Devoção e oferecem certificado ao término da caminhada até o Santuário Nacional.  

Peregrinos, devotos de Nossa Senhora Aparecida, de diversas partes do país, fazem periodicamente sua caminhada a Aparecida (SP). De janeiro deste ano até o fechamento desta matéria (em 29 de setembro), cerca de 15.830 fiéis, a pé ou de bicicleta, peregrinaram por uma das sete Rotas da Devoção até o Santuário Nacional, na cidade de Aparecida (SP).

Sendo opções mais seguras para esta experiência de fé, em Rotas como o Caminho da Fé, partindo de São José do Rio Preto (SP), os peregrinos chegam a andar cerca de 867 km. Já no Caminho Religioso da Estrada Real, saindo de Caeté (MG), são 806 km percorridos.

Outros trajetos que compõem as Rotas da Devoção e suas respectivas quilometragens são: Caminho de Aparecida, 285, Caminho de Nossa Senhora, 495, Rota da Luz, 201, Caminho da Padroeira, 330, e Caminho da Graça, 400. Todos com início nos estados de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro.

ASSISTÊNCIA
Os percursos, parceiros do Santuário de Aparecida, são cuidados por associações locais e prestam auxílio aos romeiros, com pontos de apoio e orientações. Ao chegar à Basílica, o devoto pode se dirigir ao CIT (Centro de Informações Turísticas), localizado no corredor de acesso ao CAR (Centro de Apoio ao Romeiro), para a emissão de um certificado de conclusão da peregrinação.

Para adquirir o certificado, não é necessário ter percorrido o trajeto desde seu ponto mais distante. Pelo caminho, existem ramais para início da caminhada. Cada Rota possui um número mínimo de carimbos, a serem recebidos no passaporte do peregrino, para a retirada do documento. Mais informações estão disponíveis em A12.com/rotasdadevocao. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário