[[date:%A, %d %B %Y]]

Grávidas devem evitar tomar vacinas AstraZeneca e Janssen, alerta Anvisa

GeralCovid-19/Vacinação

Grávidas devem evitar tomar vacinas AstraZeneca e Janssen, alerta Anvisa

A precaução se assenta em estudo da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado no fim de junho, sobre alta taxa de letalidade para esse grupo

Apesar do baixo risco do problema entre pessoas vacinadas, segundo a Universidade de Oxford, vale ficar atento às possíveis ocorrências (Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Gestantes brasileiras devem se vacinar contra a Covid-19 com as vacinas CoronaVac e Pfizer. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou suspender a aplicação de doses dos imunizantes da AstraZeneca e da Janssen em grávidas.

A orientação da agência se refere às vacinas que utilizam vetor adenoviral. Em maio, a Anvisa suspendeu o uso da AstraZeneca em grávidas, para evitar suposto risco de desenvolvimento de trombose.

Na última sexta-feira (2), estendeu a recomendação também ao imunizante da Johnson & Johnson.

A precaução se assenta em estudo da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado no fim de junho, sobre alta taxa de letalidade para esse grupo, de 7%, mais que o dobro do índice do país. A Anvisa também sugeriu a adoção de medidas para identificar casos suspeitos de trombocitopenia em pessoas que receberam as vacinas.

Apesar do baixo risco do problema entre pessoas vacinadas, segundo a Universidade de Oxford, vale ficar atento às possíveis ocorrências. A própria Anvisa reforça a necessidade de se manter a imunização, dada a maior relação benefício-risco quando é aplicada a proteção contra a Covid-19.

Os sintomas relacionados à trombose são: falta de ar, inchaço ou dor nas pernas, dor no peito ou abdominal, dor de cabeça persistente, visão turva, convulsão e surgimento de pequenas manchas vermelhas ou marrons em partes do corpo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection