Terça, 25 Junho 2024

Vale pede união urgente

Editorialpolítica

Vale pede união urgente

A saúde foi apresentada por prefeitos da região como a 'vilã' que mais exige em termos de ajuda financeira. 

Um dos mais significativos atos em comemoração aos 256 anos de São José dos Campos aconteceu na manhã da última quinta-feira (27), protagonizado por quatro prefeitos da região que festejaram simbolicamente a data nos estúdios da RádioTV Imprensa. Ali eles se encontraram a fim de trocar ideias no telejornal, cantar o 'Parabéns' e cortar um bolo enfeitado a caráter para manter a praxe.

Os prefeitos Luiz Carlos de Siqueira, de Aparecida; Marcus Augustin Soliva, de Guaratinguetá; José Antônio Saud, de Taubaté e Anderson Farias, da aniversariante também discutiram assuntos administrativos. Num ambiente de total cordialidade falou-se da relação atual entre os governos federal e estadual com os municípios. O que chamou a atenção foi a amostragem de como seria proveitoso, para os municípios da região, encontros periódicos eficientes entre todos os chefes de executivos que dirigem as cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A saúde foi apresentada como a 'vilã' que mais exige em termos de ajuda financeira. Segundo explicação de Soliva, o SUS, 'embora se esforce além do que suporta, está com tabela defasada a ponto de pagar médicos a R$ 8,00 por procedimento e acolher pacientes das cidades vizinhas que não possuam estrutura para atendimentos'. Assim, os municípios são obrigados a completar as respectivas tabelas com valores muito maiores para manter os médicos.

Ficou claro que é urgente uma união forte entre as cidades para agir com medidas efetivas e permanentes. Saud, queixou-se que em Taubaté, além da Saúde, existe o problema viário; 'minha cidade dificulta a circulação de veículos', disse. Igualmente, concordou que um entendimento urgente entre os municípios é imperioso.

Diante do exposto e de tantos outros entraves apresentados naquela e em outras várias ocasiões, ficou claro que a união eficiente dos prefeitos se impõe urgentemente na região.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 25 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection