[[date:%A, %d %B %Y]]

Uma iniciativa importante

EditorialSaúde

Uma iniciativa importante

Cuidados com o preparo fisiológico deveriam ser permanentes não apenas para combate a doenças, mas para o bem-estar em geral. 

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos vai intensificar programas de alimentação básica, como auxiliar preventivo às doenças que já começam a ser relembradas com o arrefecimento oficial da pandemia do Covid-19. A informação foi da secretária municipal, de lá, Margarete Silva Correia.

O município vizinho, que inovou ao receber verba oficial para construir hospital temporário de campanha, para socorrer vítimas do Corona Vírus, construindo uma unidade definitiva (ao contrário de alguns municípios que usaram o dinheiro até para outros fins), dá novo exemplo de gestão eficaz.

Não surpreende o fato de o senso comum apelar para o óbvio só depois de esgotadas tentativas menos naturais. Cuidados com o preparo fisiológico básico deveriam ser permanentes não apenas para combate a doenças, mas para o bem-estar público em geral.

Basta-nos a lembrança de todo o recente trabalho realizado nos dois anos de combate à pandemia, em que quase nada foi dito quanto aos cuidados básicos de prevenção – nem adiantaria naquele momento –, para concluir o quanto se despreza oficialmente assunto de tamanha relevância.

Em Jacareí há um plano genérico a respeito do assunto alimentação, mas nada em termos prioritários de saúde pública. É conhecida a boa qualidade da merenda escolar, por exemplo, mas é óbvio sua limitação de tempo e continuidade e abrangência. Nada há, pelo que se sabe, quanto uma prática de peso que pudesse resultar num programa de tratamento generalizado.

É importante lembrarmos que o corpo humano – estamos nele! – é feito exclusivamente pelo que ingerimos. 'Somos o que comemos', disse Hipócrates, o grego 'pai da medicina', 350 anos antes da era cristã. Estamos a um fio de uma crise alimentar de grandes proporções, dadas a ameaça de faltar insumos agrícolas e aumento preocupante da inflação.

Preços de óleos, grãos, carnes, trigo, pão e outros gêneros básicos, começam a preocupar. Iniciativas como a anunciada em SJC podem ajudar-nos todos a afastar o perigo. 

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 19 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection