[[date:%A, %d %B %Y]]

Eleições ou 'Fla x Flu'?!

Editorialeleições 2022

Eleições ou 'Fla x Flu'?!

O que se viu foi uma troca de insultos diretos e indiretos em que os mais destacados participantes 'nem ficaram vermelhos' .  

Quem teve curiosidade, dependia daquilo ou buscava diversão para as altas horas da noite de quinta-feira (29) frustrou-se no que se refere à utilidade social-patriótica daquele encontro entre candidatos à presidência deste injustiçado país. Não, não mereceu ser chamado de 'debate', o que você viu entre os que se dizem capazes de lidar, com parcimônia, com os mais de R$ 3 trilhões à disposição do orçamento da República. 'Dinheiro que ladrão não acaba', como dizia antigamente a sabedoria popular.

O que se viu foi uma troca de insultos diretos e indiretos em que os mais destacados participantes 'nem ficaram vermelhos' ao ouvirem contra si pesadas ofensas morais, envolvendo de membros próximos das respectivas famílias ao perigo dos contendores irem para – pasme – 'o inferno'. Não foi necessária informação científica para ficar provado que o último encontro entre candidatos ao maior cargo eletivo nacional serviu para boa parte dos eleitores adivinhar quem acertaria mais 'pedradas na cabeça' dos dois principais líderes da contenda.

Por isto, entendemos que Jacareí com seus 12 candidatos a deputado num universo de cerca de 180 mil de eleitores, não seguiu a tendência de polarização na parte que lhe compete. Mostrou-se mais preocupada com o futuro nacional que grande parte dos municípios brasileiros: mais de 156 milhões de votantes, calcula-se, polarizaram suas preferências nos dois polarizadores.

Obviamente esta comparação é uma metáfora, ou seja, uma leitura comparativa entre duas afirmações diferentes, pois alguns elementos de uma eleição presidencial não se encaixam num pleito legislativo, mas as intenções sim. Jacareí e outras tantas cidades preocupam-se em votar nos seus próprios representantes para ter – com a eventual eleição destes – acesso mais direto aos poderes federal e do Estado em benefício de seus habitantes. É hora de nos preocuparmos seriamente com isto.

O que vimos no debate da Globo e nos comentários da internet não nos garante preocupações mais relevantes, da maioria, que de um domingo de 'Fla x Flu'.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection