Projeto auxilia idosos e passageiros com deficiência, usuários do circular
A proposta, que depende agora da sanção do prefeito Izaias, é do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos).
TRANSPORTE PÚBLICO
Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quinta-feira (21) projeto que permite o desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos fora dos pontos de parada de ônibus oficiais em Jacareí. A proposta, que depende agora da sanção do prefeito Izaias (PSDB), é do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos).
AJUSTES
Segundo o autor, após a aprovação da Lei n° 6.670 de 17 de outubro de 2024 – que permite o desembarque de idosos e passageiros com deficiência – foi possível identificar medidas que podem contribuir para o aperfeiçoamento da norma. "Neste sentido, destaco o controle de bilhetagem eletrônica que poderá ser feito pela empresa concessionária do serviço em Jacareí", disse Paulinho.
AUTORIZAÇÃO
A autorização será válida somente no período entre 21h e 5h do dia seguinte, e quando solicitado por usuário deficiente ou idoso, cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica, com embarque registrado no validador do veículo utilizado. Ainda de acordo com o parlamentar, o direito de embarque e desembarque estabelecido pelo projeto não se aplica aos corredores exclusivos do Sistema Público de Transporte.
NA PALMA DA MÃO
A Câmara Municipal, por meio da Secretaria de Comunicação, lançou oficialmente o aplicativo da TV Câmara Jacareí, que oferece transmissão 24 horas da programação do canal. O aplicativo – já disponível na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS) – facilita o acompanhamento de sessões, audiências públicas, programas e reportagens sobre a cidade.
FACILIDADES
O app oferece, também, suporte para envio de sugestões de pautas, acesso às redes sociais e a todo o conteúdo audiovisual produzido pelo canal público. Atualmente, apenas oito câmaras municipais no Brasil possuem aplicativos dedicados para transmissão 24h em dispositivos móveis. "O setor público, em geral, ainda enfrenta dificuldades para acompanhar o ritmo da modernização, mas a equipe de Comunicação da Casa permanece atualizada", disse o presidente da Câmara, vereador Abner Rosa (PSD).
Comentários: