[[date:%A, %d %B %Y]]

Mais de 156,45 milhões de brasileiros estão aptos a votar no dia 2 de outubro

Mais de 156,45 milhões de brasileiros estão aptos a votar no dia 2 de outubro

Brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

DOCUMENTÁRIO
O documentário 'Franz de Castro: A Rebelião de Jacareí', produzido pela TV Câmara, passou a ser exibido no canal da emissora – 39.2 Digital ou 12 da NET – durante toda semana, às 20h, desde a última segunda-feira (8) até este domingo (14). Após esse período, a produção continuará sendo exibida em horários variados na grade do canal. A previsão é que o filme esteja disponível no canal do Youtube até o início de setembro.

CONTEXTO
O filme trata do acontecimento que vitimou o advogado Franz de Castro Holzwarth, além do policial militar Antônio de Oliveira e outros cinco presos, durante o motim dos detentos da cadeia de Jacareí (atual 1º Distrito), situada na Avenida Siqueira Campos, região central do município, no dia 14 de fevereiro de 1981.

ELEIÇÕES 2022
Mais de 156,45 milhões de pessoas estão aptas a votar no dia 2 de outubro, quando os brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Neste universo heterogêneo, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar.

REGRAS
A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais, e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número que representa cerca de 4% de todas as pessoas em condições legais de votar.

MEMÓRIA
Abolido em 1881, o direito dos analfabetos ao voto só foi restituído em 1985, por meio de uma Emenda Constitucional que garantiu a uma parcela da população que, à época, era ainda maior, o direito a ajudar a escolher seus representantes políticos. Pelos dados disponibilizados pelo TSE, este ano, o maior número de eleitores que se autodeclararam analfabetos no momento do alistamento tem entre 70 a 74 anos de idade, superando as 730 mil pessoas.

FUTEBOL DE MENORES
O 26º Campeonato Municipal de Futebol teve início no mês de maio, com quase 50 equipes inscritas e participação de 1.150 atletas. As finais aconteceram no sábado (6), em Jacareí. O Bulls/Bola na Rede foi campeão na categoria sub-11, enquanto os times do EC Bora Bola levaram o 'caneco' nas categorias sub-13 (foto) e sub-15. O garoto Davi Lopes, apontado na foto, foi quem nos enviou essa lembrança. Ele é neto de Sidney Alvarenga, leitor assíduo do Diário de Jacareí. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection