Por Angelo Ananias em Sábado, 26 Outubro 2024
Categoria: Plenário

Candidato a vereador, irmão de Izaias não consegue se eleger em São José

Benjamim Santana (PSDB), de 46 anos, irmão do prefeito de Jacareí, não conseguiu emplacar. Ele recebeu 245 votos. 

SEGUNDO TURNO
Neste domingo (27), cerca de 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador. No Vale do Paraíba, as únicas cidades que terão nova disputa serão São José dos Campos, com Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL), e Taubaté com Ortiz Júnior (Republicanos) e Sérgio Vítor (Novo).

O QUE DIZ A LEI
A Constituição Federal de 1988 determina que o segundo turno para eleger prefeito (a) ocorre somente em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos ao cargo conquistou a maioria absoluta dos votos, ou seja, metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos). Em 2024, as eleições municipais para o cargo de prefeito terão segundo turno em 51 municípios do país, sendo 15 capitais.

JUSTIFICATIVA
Os eleitores que não puderem comparecer ao pleito deverão fazer a justificativa de ausência na votação. Assim como ocorreu no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito no segundo. No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo E-título, da Justiça Eleitoral, ou por meio de pontos físicos montados no dia do pleito. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android até este sábado (26), véspera da eleição.

NÃO ELEITO
Candidato a vereador pelo PSDB em São José dos Campos, Benjamim Santana, de 46 anos, irmão do prefeito de Jacareí, Izaias Santana (mesmo partido), não conseguiu emplacar. Ele recebeu 245 votos (0,07%). Dias antes do pleito de 6 de outubro, Izaias, que é professor universitário em São José, usou suas redes sociais para pedir votos ao irmão, que trabalhou como assessor do ex-deputado Eduardo Cury (PL), que está no segundo turno da eleição para prefeito na cidade vizinha.

FIGURAS CARIMBADAS
A eleição para vereador em São José 'puniu' algumas figuras carimbadas da política local em 2024, não elegendo para o legislativo nomes como dos ex-vereadores Juvenil Silvério (PSD), Esdras Protetor (Podemos), Shakespeare Carvalho (PL), Ciborg (PP), Mota (PL), Walter Hayashi (União Brasil), Miranda Ueb (PP), Valdir Alvarenga (Solidariedade) e o ex-deputado Helio Nishimoto (PSDB), entre outros.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário