Após oito anos 'congelado', IPTU terá reajuste de 13,22% em Jacareí
O Decreto assinado pelo prefeito Celso Florêncio (PL) foi publicado no Boletim Oficial de 30 de dezembro do ano passado.
IPTU
A Prefeitura de Jacareí anunciou que o reajuste do IPTU será de 13,22% em 2026. O imposto voltará a ser corrigido pelo Município após atravessar os dois mandatos do ex-prefeito Izaias Santana, hoje no MDB (2017 a 2024) sem reajuste. O Decreto assinado pelo prefeito Celso Florêncio (PL) foi publicado no Boletim Oficial de 30 de dezembro, um dia depois de o Diário de Jacareí antecipar em reportagem exclusiva os critérios de atualização.
NÚMEROS
Os valores da base de cálculo são utilizados para fins de lançamento do imposto. De acordo com a atual administração, o índice de 13,22% corresponde à recomposição monetária resultante da aplicação acumulada das atualizações do Valor de Referência do Município – VRM referentes aos exercícios de 2024, 2025 e 2026, nos percentuais de 4,14%, 4,59% e 4,49%, respectivamente.
ARRECADAÇÃO
A Prefeitura projeta arrecadar cerca de R$ 70 milhões – cerca de R$ 9 milhões a mais do que em 2025. Os carnês estarão disponíveis para consulta e pagamento a partir de 23 de fevereiro. Os contribuintes poderão acessar e retirar seus carnês digitais por meio do site oficial do município, que contará com novas opções de acesso e de pagamento facilitados. Já os carnês impressos serão entregues diretamente nos imóveis até a data de vencimento.
VENCIMENTO
O primeiro vencimento do IPTU está previsto para o dia 23 de março de 2026, com a possibilidade de pagamento em cota única ou em até 10 parcelas. Para este ano, a Prefeitura de Jacareí oferece um desconto de 10% para todos os contribuintes que optarem pela cota única, "independentemente de possuírem dívidas com o município", finaliza em nota.
SANTA CASA
Para quem ainda não sabe, o prefeito Celso Florêncio (PL) decidiu prorrogar por mais seis meses a intervenção do Município na Santa Casa. A decisão foi anunciada no dia 26 de dezembro, via publicação no Boletim Oficial, quatro dias depois da assinatura de um Decreto. O novo período se estenderá até 30 de junho de 2026, dias depois de a instituição completar 23 anos sob intervenção do Município.
23 ANOS
A Santa Casa está sob intervenção da Prefeitura desde o dia 04 de junho de 2003, decretada durante o primeiro dos dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Marco Aurélio (PT). Em 30 de dezembro de 2024, um dia antes de encerrar oficialmente o seu segundo mandato, o ex-prefeito Izaias devolveu o hospital à Irmandade, encerrando a intervenção. Entretanto, dois dias de depois de assumir, o atual prefeito revogou o Decreto de seu antecessor.
Comentários: