[[date:%A, %d %B %Y]]

Tapas e beijos

Tapas e beijos

O roteiro mostra bastidores da relação deturpada que coloca os apaixonados na mira um do outro:: Como fazer? 

Bastou saber que a direção de 'A Honra do Poderoso Prizzi' (1985 – íntegra no youtube) seria de John Huston, por quem tinha mais do que mera admiração, Jack Nicholson topou o convite para interpretar Charley Partanna, assassino de estimação da família ítalo-americana Prizzi, por quem nutre fidelização canina desde o nascimento. O longa-metragem foi lançado nos últimos suspiros da onda dos 'filmes de máfia', iniciados, claro, com 'O Poderoso Chefão' (1972) e terminados, se me lembro bem, exatamente com a derradeira parte da trilogia da obra de Francis Ford Copolla, em 1990.

Com diálogos hilários e humor negro refinado – Maerose (Anjelica Huston) diz a Charley, sobre Irene (Kathleen Turner): 'Só porque é ladra e assassina não quer dizer que, no resto, seja pessoa má' – a fita cheirava paródia do 'Chefão'. Longe disso. O roteiro de Richard Condon e Janet Roach mostra bastidores da relação deturpada que coloca os apaixonados Charley e Irene (também matadora de aluguel) na mira um do outro: ele tem a missão de liquidá-la, e vice-versa. Como fazer?

No elenco, além dos citados, William Hickey na pele do líder Dom Corrado. Seu desempenho, caricatura de um quase centenário, foi recompensado com a indicação ao Oscar. 'Prizzi' recebeu outras: filme, direção, atriz coadjuvante (Anjelica, a única que venceu), ator (Nicholson, que pegou o cômico cacoete dos bandidos de quinta categoria de pronunciar palavras apenas mexendo o lábio inferior, com a boca praticamente torta), edição e figurino.

Em 1985, Nicholson estava casado com Anjelica. Pelas sucessivas traições de ambos (mais dele do que dela), pouco trocaram olhares nos sets, a não ser, óbvio, ao contracenarem. O pai, John Huston, se divertiu vendo a filha humilhar o genro nas câmeras – Maerose e Charley tiveram um caso antes de ele se envolver com Irene (o modo 'tapas e beijos' segue na fita). Na festa do Oscar, março de 1986, ao anunciarem Anjelica a ganhadora, John e Jack se emocionaram. O diretor, doente, morreu em 1987, gerando enorme abalo no ator, que o considerava um pai. 'Prizzi' não resultou grande coisa, porém marcou território. Muitos também não entenderam a vitória de Anjelica. Duração: 130 minutos. Cotação: regular. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection