[[date:%A, %d %B %Y]]

Caranguejos no balde

Caranguejos no balde

A desconfiança aumentou quando se observou que ramos da 'vassoura' foram achados amarrados nas árvores.  

8/3/1993: estreava a novela 'Renascer'. Enredo: a saga de José Inocêncio, fazendeiro do cacau em Ilhéus. Os capítulos não poderiam começar num momento pior: 4 anos antes, 22/5/1989, técnicos descobriram, durante inspeção, o 1º foco da 'vassoura de bruxa', praga mortal, em plantação de cacau no sul da Bahia. A destruição das lavouras se espalhou rápida e linearmente. Despertou alerta: foi criminoso?

A desconfiança aumentou quando se observou que ramos da 'vassoura' foram achados amarrados nas árvores. Qual finalidade? 17 anos depois, 2006, 'Veja' revelou: Luiz Timóteo, em 89 funcionário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura, confessou à Polícia ter idealizado a disseminação proposital da peste, em conluio com 5 empregados da instituição. Objetivo? Limar o 'poder político-econômico dos barões do cacau'.

O documentário 'O Nó: Ato Humano Deliberado' (2012, íntegra no youtube) desvenda a história macabra do bioterrorismo, que inviabilizou 600 mil hectares de plantações, levou à falência 30 mil agricultores, desempregou 250 mil pessoas, levou 800 mil a irem embora, contribuiu à favelização local, subiu a exclusão social, criminalidade, prostituição infantil, quebrou economia de 93 municípios, incentivou a derrubada de milhões de árvores contaminadas. A fita, dirigida por Dílson Araújo, tem mérito: entrevistou Timóteo, que deu nova versão à delinquência. 'Queriam demitir funcionários da Ceplac. A intenção era mostrar que éramos importantes. Como? Combatendo a pior praga existente', disse.

Em qual justificativa acreditar? Ambas levianas, bravateiras, dissimuladas. 'O Nó' inicia-se com emocionante depoimento de Noélia. Ela fala do marido, um dos atingidos pelo delito. Sem spoilers. Paula Schmitt, uma das melhores jornalistas do país ao lado de Fernão Lara Mesquita, escreveu artigo no site 'Poder360' sobre o acontecimento. A teoria dos 'Caranguejos no Balde' se aplica: quando um tenta melhorar, escapando da armadilha, depressa vem outro e puxa-lhe a perna, derrubando-o novamente ao fundo do balde. Porque o país não avança? Pois é... Duração: 71 minutos. Cotação: ótimo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection