[[date:%A, %d %B %Y]]

Vereador reclama ter sido excluído pelo PSDB de comissões da Câmara

Cidadefogo amigo

Vereador reclama ter sido excluído pelo PSDB de comissões da Câmara

Único médico da atual legislatura, Rodrigo Salomon foi excluído, inclusive, da Comissão de Saúde e Assistência Social.  

O vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB) durante sessão de Câmara em Jacareí. Foto- Divulgação/CMJ

O vereador Rodrigo Salomon (PSDB) falou sobre o seu desligamento das comissões temáticas da Câmara Municipal e de sua insatisfação pelo ato, considerado por ele como uma 'perseguição do partido'. Nos últimos tempos, Salomon tem sido crítico da administração comandada pelo prefeito Izaias Santana, que é do mesmo partido.

Na última quarta-feira, dia 1º de junho, durante sessão do Legislativo, o médico e vereador foi excluído pela executiva municipal do PSDB da composição de todas as comissões permanentes da Casa, inclusive a de Saúde e Assistência Social. Salomon considerou a decisão "arbitrária, unilateral e sem prévio comunicado ou direito a manifestação e amplo direito de defesa", mesmo sendo o único vereador da área da Saúde.

Em nota enviado ao Diário de Jacareí, o vereador informou que havia se manifestado previamente por meio de ofício ao líder do PSDB na Câmara, vereador Abner de Madureira, questionando-o para quais comissões permanentes ele seria indicado.
Após sua exclusão de todas das comissões, Rodrigo Salomon oficiou a presidência PSDB em Jacareí sobre o fato, argumentando que regimentalmente a quantidade de vagas de cada partido segue regra de proporcionalidade por votos válidos que cada vereador recebeu nas últimas eleições municipais.

Em 2020, Salomon foi o mais votado do partido, com 1.825 votos, ficando na quinta posição entre os 13 parlamentares eleitos.

MEMÓRIA
Desde 2017, ano em que ocupou uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez, Rodrigo Salomon sempre esteve presente nas comissões permanentes de Saúde e Assistência Social e na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Cada comissão legitima aos seus componentes, entre os diversos atos, convocar secretários municipais quando necessário.

No caso da Comissão de Ética, seu papel é conduzir a apuração de possíveis atos dos próprios vereadores em relação a conduta de suas funções.

O vereador Dr. Rodrigo Salomon disse ainda estar indignado pelo que chama de 'perseguição' "e o constrangimento que estou sofrendo no meu partido, o PSDB", relata.

"Serei o único vereador a não fazer parte de nenhuma comissão. Essa é a política sórdida e rasteira que a gente sempre combate em nossas atuações. Os interesses políticos e partidários, jamais podem estar acima dos interesses da cidade", finalizou.

PSDB diz que vereador vota contra
o governo e articula com a oposição

O Diário de Jacareí procurou a direção do PSDB para comentar o assunto. Em nota, o presidente da executiva municipal do partido, Adir da Silva Rossi Júnior, disse que a decisão de afastar Rodrigo Salomon de comissões temáticas na Câmara levou em conta o comportamento do vereador na Casa. "A indicação para as comissões é prerrogativa do partido. Considerando que o vereador apresenta posições contrárias aquilo que a executiva municipal do PSDB preceitua como importante para a cidade, entendemos (executiva e demais vereadores do PSDB) que ele não reúne condições de permanecer nas comissões ocupadas em nome do partido", pontuou.

O presidente do PSDB em Jacareí cita ainda votações contrárias aos projetos do executivo, nas quais Rodrigo Salomon sempre articula com os vereadores que se colocam como oposição ao governo municipal. "Além disso, ele vem declarando seu apreço por prováveis candidatos aos cargos majoritários nas esferas federal e estadual, ressaltando que não são do nosso partido", finalizou Adir Júnior. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection