[[date:%A, %d %B %Y]]

Termina prazo para uso da 'janela partidária' das eleições municipais

Cidade2024

Termina prazo para uso da 'janela partidária' das eleições municipais

Em Jacareí, seis dos 13 vereadores atuais trocaram oficialmente de legenda, sendo seis deles durante a 'janela eleitoral'.  

Em Jacareí, as eleições para prefeito e vereadores ocorrerão em turno único, no dia 6 de outubro deste ano. Foto- Antonio Augusto/TSE/Arquivo

O prazo para uso da 'janela partidária' das eleições municipais de 2024 para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito, termina nesta sexta-feira (5). Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até sábado, 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.

Todas as legendas e federações partidárias precisam estar registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os candidatos devem ter o chamado 'domicílio eleitoral' no local em que pretendem participar da disputa.

Entre 7 de março e essa sexta-feira (5), os vereadores eleitos em 2020 puderam trocar de partido sem perder o mandato. "A mudança de legenda é possível fora desse prazo caso ocorra desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. É importante que o candidato tenha conhecimento sobre as datas do calendário eleitoral para não ser prejudicado", explica a advogada eleitoral, Fernanda Viotto.

JACAREÍ
Em Jacareí, sete dos 13 vereadores atuais trocaram oficialmente de legenda, sendo seis deles durante a 'janela eleitoral'. São eles: Valmir do Meia-Lua, que saiu do União Brasil para o Progressistas (PP); Paulinho do Esporte, que saiu do PSD para o Podemos; Abner Rosa, que trocou o PSDB pelo PSD; Roninha, que se desfiliou do Podemos e foi para o Cidadania; Sônia Patas da Amizade, que se desfiliou do PL para se filiar ao PSD e Paulinho dos Condutores, que trocou o PL pelo Podemos

Antes disso, Rodrigo Salomon ganhou ação na Justiça e trocou o PSDB pelo PSD, pelo qual pretende concorrer a prefeito em outubro deste ano.

Além desses, o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio, que é pré-candidato a prefeito, deixa o PSDB para se filiar ao Partido Liberal (PL).

OPINIÃO
De acordo com o prefeito Izaias Santana (PSDB), no cenário nacional e estadual o partido tucano não apresenta condições políticas favoráveis a uma candidatura nova, como a de Florêncio (apoiado por ele).

"Considerando as eleições gerais passadas (2022) e os erros cometidos pelo partido desde então, e, em especial, a perda de grandes lideranças, como do ex-deputado Eduardo Cury que está postulando candidatura a prefeito de São José dos Campos por outro partido, não nos restou outra alternativa senão também buscar outra alternativa para o Florêncio", afirma.

Ainda segundo Izaias, Jacareí é governada desde 2017 por um grupo político formado por quatro partidos (PSDB, PL, PP e Podemos) e não seria correto procurar outra legenda que não fosse uma delas para dar continuidade "ao projeto bem-sucedido de governo", finaliza. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection