Quinta, 21 Novembro 2024

Terceira ponte de Jacareí 'sai do papel' e, finalmente, é inaugurada

Cidademobilidade urbana

Terceira ponte de Jacareí 'sai do papel' e, finalmente, é inaugurada

Denominada 'Ponte Governador Mário Covas', a obra foi entregue com a presença de Covas Neto, do filho do homenageado.  

A ponte está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego. Foto- Leonardo Medeiros/PMJ

Após mais de 40 anos de espera, a Prefeitura de Jacareí finalmente inaugurou a terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Castelo Branco). Denominada 'Ponte Governador Mário Covas', a obra foi entregue pelo prefeito Izaias Santana (PSDB) na última quinta-feira (12). A solenidade, que durou cerca de três horas, recebeu políticos, prefeitos da região e, Covas Neto, filho do homenageado.

A ponte e a avenida, que levam o nome do ex-governador de São Paulo, ligam as avenidas Malek Assad e Castelo Branco, fazem parte do pacote de obras que serão realizadas para construção do Anel Viário. O objetivo é oferecer uma interligação viária direta entre as regiões leste, oeste e norte, sem passar pela região central da cidade.

"Com o Anel Viário, vamos enfrentar dois principais problemas de trânsito na cidade: a dependência do centro, das pontes do São João e do Flórida, de quem vem da região oeste; e a dependência do centro de quem está na região leste ou norte e precisa ir para a região oeste, sem utilizar a Via Dutra", explica Izaias.

Segundo o prefeito, para conclusão total deste complexo viário, ficarão faltando duas obras na região oeste: o acesso da avenida Lucas Nogueira Garcez até o Tanquinho, um empreendimento que depende da iniciativa privada; e a ligação entre a margem do Tanquinho e o trevo entre a rua Padre Eugênio com a avenida Pensilvânia, que será feita pelo Poder Público. "Neste ponto já existe uma via aberta, que será urbanizada, assim que o setor privado fizer sua parte", completa o prefeito de Jacareí.

HOMENAGEM
A nova ponte, assim como a via que liga as avenidas Malek Assad e Castelo Branco, receberam o nome de 'Governador Mário Covas' em homenagem ao político, que doou parte do terreno (12.950m²) ao município, que era de propriedade do Estado de São Paulo, para execução da obra, em 1998.

O prefeito Izaias, com Covas Neto (à direita) durante o descerramento da placa de inauguração. Foto- Leonardo Medeiros/PMJ
Um desfile de carros antigos marcou, simbolicamente, a abertura do trecho para o trânsito de veículos. Foto- Leonardo Medeiros/PMJ

Nova ponte integra conjunto
de obras com recursos do CAF

De acordo com a Prefeitura Municipal, a construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que estão sendo financiados com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o Município e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num total de US$ 60 milhões.

A ponte está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego. Ao longo de seu trajeto, a rede elétrica é totalmente subterrânea, com iluminação pública em LED e pista de ciclovia interligada com as demais e as novas ciclovias da cidade.

Além de obedecer a padrões modernos de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência energética, uma das maiores preocupações do projeto foi a preservação ambiental do Rio Paraíba do Sul e suas matas ciliares, patrimônio natural de Jacareí.

"A inauguração da nova ponte é um marco importante para a cidade. Este novo eixo viário, juntamente com a duplicação da Castelo Branco e a interligação da Davi Lino com o Parque Meia-Lua, reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade. Além disso, o tempo de deslocamento entre a região leste, a mais populosa, e a oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, também será menor", explica o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio. 

Assim como as demais obras do município, a implantação da nova ponte atende a rigorosos critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, responsável pelo licenciamento ambiental, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

A obra foi oficialmente iniciada no dia 5 de agosto de 2019 e, ao longo desse período, passou por diversos atrasos decorrentes da liberação de licenças ambientais e reajustes contratuais. A empresa responsável é a Construções Engenharia e Pavimentação Enpavi Ltda. e o valor já ultrapassa a casa dos R$ 33 milhões.

MEMÓRIA
Há mais de 40 anos, a população de Jacareí vem debatendo sobre a necessidade de se construir uma nova ponte sobre o Rio Paraíba, no perímetro urbano, como forma de oferecer alternativa viária aos motoristas que precisam atravessar a cidade, sem passar pela região central.

A localização da obra foi tratada já na década de 1990, com a doação da área de propriedade do Estado de São Paulo para o Município de Jacareí. A construção da terceira ponte, inclusive, está prevista no atual Plano Diretor da Cidade (Lei Complementar Municipal nº 49/2003).

Desde então, o projeto foi sendo desenvolvido ao longo de diversas administrações, sendo concretizado neste momento.

Matéria atualizada às 17h15 desta sexta-feira (13) com novas informações e fotos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection