A empresa ampliou sua participação com ações voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de comunidades.
A Suzano marcou presença na Virada Sustentável 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de setembro, em São Paulo. Nesta 15ª edição do evento, a empresa ampliou sua participação com ações voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de comunidades.
O maior festival de sustentabilidade da América Latina, completou 15 anos de existência com a marca de 55 edições realizadas em diversas cidades do país, promovendo conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como justiça climática, mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva acerca da sustentabilidade.
Entre as iniciativas, a Suzano promoveu, em parceria com a Virada Sustentável e a Reconectta e Movimento Escolas pelo Clima, um concurso cultural com escolas públicas estaduais situadas em municípios de atuação da empresa. Os estudantes foram convidados a produzir vídeos criativos, como poemas, peças teatrais ou outras expressões artísticas, respondendo à pergunta: 'Como plantar um futuro mais sustentável e otimista diante das mudanças climáticas?'.
Participaram do desafio quatro escolas, sendo duas do Vale do Paraíba: EE Professor Antônio José de Siqueira (Jacareí), e EE Dr. Flair Armany (Caçapava). As três melhores propostas foram premiadas com troféus, medalhas, livros, brindes da Suzano e certificados do Movimento Escola pelo Clima.
Os alunos foram convidados a participar da cerimônia de premiação em São Paulo com todas as despesas custeadas por meio da lei de incentivo. O grupo também participou de uma roda de conversa sobre mudanças climáticas com especialistas.
PROJETOS SOCIAIS
Além da ação educacional, a Suzano também levou ao evento projetos sociais apoiados pela empresa, que apresentaram seus trabalhos e interagiram com o público. Entre os destaques, o grupo Artesãs de São Silvestre (Jacareí), formado majoritariamente por mulheres que encontram no artesanato uma fonte de geração de renda desde 2017.
"Para a Suzano, foi muito significativo integrar essa mobilização que trouxe o tema das mudanças climáticas de forma criativa, acessível e inspiradora a diferentes públicos", destaca Isabel Reis Costa Masagão, gerente de Comunicação e Marca da Suzano.