[[date:%A, %d %B %Y]]

Rebelião na Delegacia de Polícia de Jacareí será tema de documentário da TV Câmara

CidadeHistória

Rebelião na Delegacia de Polícia de Jacareí será tema de documentário da TV Câmara

A estreia do documentário está prevista para fevereiro de 2022, quando o fato ocorrido completará 41 anos.  

A emissora entrevistará pessoas ligadas ao episódio e buscará revelar, conforme os relatos, o que ocorreu no fatídico dia que resultou na morte sete pessoas, entre elas o advogado Franz de Castro Holzwarth. Foto- Ilustração/CMJ

A TV Câmara Jacareí iniciou a produção de um documentário que recordará um dos acontecimentos mais traumáticos da história do município: a rebelião de presos da cadeia da Avenida Siqueira Campos, ocorrida em 14 de fevereiro de 1981. Atualmente, o local é sede da Primeira Delegacia de Polícia da cidade.

A emissora entrevistará pessoas ligadas ao episódio e buscará revelar, conforme os relatos, o que ocorreu no fatídico dia que resultou na morte sete pessoas, entre elas o advogado e vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Franz de Castro Holzwarth, além do policial militar Antônio de Oliveira e outros cinco presos.

Dentre os entrevistados estarão amigos e familiares de Franz, juízes, policiais e advogados que presenciaram o acontecimento, além do prefeito da cidade na época, Benedicto Sérgio Lencioni (BSL), e o jornalista Carlos Nascimento, que cobriu, pela Rede Globo, a rebelião.

As imagens da reportagem ficaram marcadas para muitas pessoas. "Foi um divisor de águas na minha carreira. Até hoje comentam comigo sobre aquilo", disse Nascimento, em entrevista à TV Câmara, ao programa 'Gente em Destaque'.

PRODUÇÃO
De acordo com a direção da emissora, o documentário seguirá por dois caminhos distintos: primeiramente o antes, durante e depois da rebelião, ou seja, como tudo começou, a tensão nos momentos pré-tiroteio e a cobertura da imprensa. De forma secundária, também será abordada a biografia de Franz de Castro que, aos 38 anos, morreu como mártir, além do seu processo de beatificação em andamento no Vaticano.

De acordo com os documentos analisados, entre os quais publicações do Diário de Jacareí à época do ocorrido, Franz foi chamado às pressas no dia da rebelião e, como já visitava os detentos por sua atividade pela APAC e, consequentemente, conhecia-os bem, se ofereceu para ser 'trocado' por um dos carcereiros feito como refém.

A estreia do documentário está prevista para fevereiro de 2022, quando o fato ocorrido completará 41 anos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection