Ferrramenta mostra que Jacareí entregou mais saúde, educação e saneamento usando menor volume de recursos financeiros.
Uma ferramenta criada pelo jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral, apontou que Jacareí é a cidade mais eficiente da região entre os municípios com mais de 20 mil habitantes, 'fazendo mais e gastando menos'.
O levantamento foi divulgado na última segunda-feira (2), e mostrou que Jacareí entregou mais saúde, educação e saneamento usando menor volume de recursos financeiros.
De acordo com a ferramenta, a cidade ficou na 188º posição entre as mais eficientes do país e obteve a melhor nota entre os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, à frente de Taubaté (301º), São José dos Campos (428º) e Pindamonhangaba (1.712º). Clique aqui e confira a posição de cada município.
OUTRO LADO
Procurado pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, o prefeito Izaias Santana (PSDB) disse que o levantamento surpreende pela posição alcançada por Jacareí em comparação com municípios maiores na região, mas atesta o resultado de uma 'gestão séria'.
"Somos cumpridores das leis, que é o balizamento legal para uma boa gestão pública, e definimos prioridades de acordo com as reais necessidades da população. O índice leva em consideração as três áreas em que nosso governo mais avançou (educação, saúde e saneamento básico), e que refletem bem as opções políticas que fizemos em benefício dessa população", afirmou.
COMO FUNCIONA
REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha
O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.
O levantamento cobre 5.276 municípios do país (95% do total), e se utiliza dos dados públicos mais recentes e comparativos (com datas equivalentes) para uma base dessa dimensão.