[[date:%A, %d %B %Y]]

Prefeitura realiza limpeza e manutenção de áreas atingidas pelas chuvas

CidadeEstragos da chuva

Prefeitura realiza limpeza e manutenção de áreas atingidas pelas chuvas

Equipamentos, homens e caminhões realizam a limpeza de ruas, córregos e galerias após o temporal de sábado (12). 

Na manhã desta segunda-feira (14), uma ‘força-tarefa’ realizou a limpeza de córrego, galerias e ruas do Jardim São Luiz. A Defesa Civil atua no atendimento aos mais necessitados. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura Municipal anunciou hoje (14) que as equipes da Defesa Civil, ao lado das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Assistência Social e Fundação Pró-Lar estão atuando em toda cidade desde as chuvas fortes da noite do último sábado (12).

Em nota, a atual administração informa que o Departamento de Limpeza Pública está nos locais com equipamentos e caminhões, além do cata-treco, recolhendo materiais descartados e desobstruindo as vias.

Já o Departamento de Manutenção e Conservação Viária trabalha nas regiões afetadas fazendo vistoria e limpeza dos pontos críticos dos córregos e bocas de lobo, além da manutenção das vias não pavimentadas nos bairros Chácaras Reunidas Igarapés, Veraneio Ijal, Veraneio Irajá, Jardim São Luiz e Nova Jacareí, todos na região oeste da cidade, a mais atingida pelo temporal.

A Diretoria de Parques e Áreas Verdes está recolhendo galhos de árvores espalhados pela cidade.

BAIRROS
No Jardim São Luiz (região oeste), as ruas vêm sendo lavadas e móveis retirados das ruas. Um dos córregos do Jardim Paraíso (região sul) passa por desassoreamento manual, nesta segunda-feira (14), e outra equipe está fazendo limpeza na Avenida Diogo Fontes, no Nova Jacareí (região oeste).

A Defesa Civil de Jacareí atendeu todos os bairros com incidentes, prestando atendimento às pessoas e analisando eventuais danos aos imóveis. Contatos com a Defesa Civil devem ser feitos pelo 199.

MAJOR ACÁCIO
O acesso à Avenida Major Acácio Ferreira está interditado, temporariamente, devido a um desmoronamento de terra às margens do Rio Paraíba, decorrente das chuvas do último sábado (12). Equipes da Prefeitura de Jacareí estão atuando no local, desde sábado, e definindo a obra adequada para o trecho. O prazo para execução e reabertura da via serão divulgados tão logo os estudos sejam encerrados. A via está devidamente sinalizada.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana realiza, periodicamente, a limpeza dos córregos da cidade. No Jardim São Luiz, a limpeza de desobstrução foi realizada na última sexta-feira (11).

DRENAGEM
A Prefeitura de Jacareí, por meio de suas equipes de trabalhos urbanos e sociais, está empenhada em amparar a população e prestar assistência neste momento delicado. "Como se sabe, o déficit em obras de drenagem e construção de piscinões é alto e precisa ser enfrentado. Neste sentido, já foram entregues três piscinões na região do Jardim do Marquês, além da licitação para a canalização do Córrego do Tanquinho, e o recente anúncio da assinatura do contrato para o novo piscinão do Córrego Seco", enfatiza a atual administração.

Em relação à construção de uma galeria de águas pluviais, a Secretaria de Infraestrutura está em fase de estudos e planejamento para solucionar o problema na região.

Carro cai em córrego durante temporal

Um veículo de passeio caiu dentro de um córrego às margens da Avenida Lucas Nogueira Garcez (região oeste), em Jacareí. A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 22h15 de sábado (12), logo após um temporal que desabou sobre a cidade horas antes. A chuva intensa voltou a provocar estragos em alguns bairros, especialmente aqueles se situam no entorno da região oeste do município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição resgatou um homem, de 29 anos, motorista do carro, que havia deixado o veículo, porém o passageiro teria desaparecido. Minutos depois, durante as buscas no local, a corporação recebeu a informação que uma segunda vítima conseguiu sair também do carro, em outro ponto, e já havia ido para sua residência. Ambos os ocupantes do veículo apresentaram apenas escoriações.

OUTRO LADO
A Prefeitura Municipal foi procurada pelo Diário de Jacareí. Em nota, a atual administração informou que a Defesa Civil registrou, ao todo, oito pontos de alagamento, todos na região oeste da cidade. Os bairros mais afetados foram o Jardim São Luiz, Cidade Jardim, Jardim Nova Esperança, Nova Jacareí, Igarapés, Jardim Bela Vista I e II, Primeiro de Maio e Vila Ita. Foram registradas quedas de muro, deslizamentos de terra e crateras em vias públicas.

De acordo com o órgão, três famílias ficaram desabrigadas, no Jardim Bela Vista II, totalizando nove pessoas. Elas foram para casa de parentes e serão incluídas no benefício de aluguel-social. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection