[[date:%A, %d %B %Y]]

Prefeitura aprimora protocolo e tenta fechar o cerco contra ‘vacina de vento’

CidadeAções de governo

Prefeitura aprimora protocolo e tenta fechar o cerco contra ‘vacina de vento’

Novos procedimentos têm como prioridade dirimir dúvidas e garantir a segurança de todos no processo de vacinação contra a Covid-19

Jacareí recebeu, até este momento, 34.434 doses de vacinas, sendo que 24.702 para a aplicação da primeira dose e 9.732 para a segunda (Crédito: Arquivo/PMJ)

A Prefeitura Municipal alterou o protocolo de vacinação contra a Covid-19 após a constatação de dois procedimentos incompletos, em Jacareí. Os dois flagrantes de aplicação da chamada 'vacina de vento' (quando o aplicador finge injetar o líquido no corpo do cidadão) ocorreram nos dias 19 e 27 de março, respectivamente no EducaMais Esperança e no EducaMais Jacareí.

Em ambos os casos, a fraude foi descoberta após filmagens feitas por familiares das vítimas e as duas auxiliares de enfermagem envolvidas sumariamente demitidas. Elas eram contratadas para a prestação de serviços temporários na área da Saúde.

Em comunicado divulgado no último domingo (28), a atual administração reconhece que os dois episódios foram descobertos graças à colaboração de munícipes, "mas que, neste último, persistem cinco casos de vacinação não completada". De acordo com a Prefeitura, os novos procedimentos têm como prioridade dirimir dúvidas e garantir a segurança de todos no processo de vacinação.

No caso mais recente, registrado na manhã do dia 27 de março, durante drive thru no EducaMais Jacareí, todos os que foram atendidos pela auxiliar de enfermagem que fingiu vacinar um idoso, de 70 anos, serão chamados pela Secretaria de Saúde. Haverá apurarão do ato se possível em foto e vídeo e, se confirmada a não vacinação, retomado o procedimento normal com a aplicação uma nova dose em 15 dias, e a segunda dose 21 dias após, "garantindo-se plena imunização", diz a nota.

DUPLA CHECAGEM
Outra novidade anunciada no procedimento é uma dupla checagem no ato de vacinação. Ao lado de cada vacinador, a Prefeitura de Jacareí colocará um profissional da administração municipal para conferir a observação de todo o protocolo "e esclarecer as dúvidas do cidadão, deixando o vacinador concentrado exclusivamente no ato de vacinação", enfatiza.

TEMPORÁRIOS
Desde a última segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde retomou a vacinação com a aplicação da segunda dose exclusivamente com profissionais da rede pública, "sendo o pessoal contratado temporariamente submetido a novos treinamentos e revisão da contratação", reforça.

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO
Ainda de acordo com a Prefeitura de Jacareí, o protocolo escrito com todos os passos da vacinação será divulgado amplamente para conhecimento de todos e acompanhamento dos cidadãos. "Será assegurado a todos o direito de estar acompanhado, fotografar e filmar o ato de vacinação, respeitando-se a identificação facial do profissional vacinador que assim o desejar", destaca o governo municipal.

RECIPIENTE
O comunicado emitido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, salienta ainda que as vacinas devem ser guardadas em locais com climatização adequada, nos quais serão instaladas câmeras de monitoramento, e serão inspecionadas diariamente pela Vigilância à Saúde, "garantindo-se que nenhum outro líquido esteja no referido ambiente".

PESSOAL
Em razão da dificuldade de contratação de pessoal técnico para aplicação das vacinas nos postos de vacinação, a Prefeitura de Jacareí iniciará uma campanha de adoção de postos ou turnos de vacinação pelas Unidades de Saúde do Município (hospitais e clínicas) que possam ceder pessoal técnico para, no horário de trabalho, se incorporarem à equipe da Secretaria de Saúde.

Por fim, a atual administração salienta que já rescindiu os contratos das envolvidas e colaborará com a Polícia Civil na apuração de todas as circunstâncias, além de representar ao Conselho Regional de Enfermagem - COREN para apuração da responsabilidade das profissionais envolvidas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection