[[date:%A, %d %B %Y]]

Mobilidade segue com monitoramento de linhas do transporte público de Jacareí

CidadeTransporte coletivo

Mobilidade segue com monitoramento de linhas do transporte público de Jacareí

De acordo com a Prefeitura, estão sendo colocados 'reforços' nos horários de pico em linhas que apresentaram número maior de usuários na mesma viagem

Ponto de ônibus do transporte público na Avenida Siqueira Campos, região central (Crédito: Arquivo/PMJ)

A Secretaria de Mobilidade Urbana segue monitorando as linhas de ônibus de Jacareí, para que seja respeitado o limite de passageiros, por veículo, durante esta fase de pandemia. As informações são da Prefeitura Municipal.

Com base nesse trabalho diário, estão sendo colocados 'reforços' nos horários de pico em linhas que apresentaram número maior de usuários na mesma viagem. Alguns exemplos são as linhas que contam, hoje, com intervalo de '1 minuto' entre um ônibus e outro, para atender a demanda de horários de entrada no trabalho. Exemplos: '05 Cidade Salvador' (6h29 e 6h30; 7h19, 7h20 e 7h21; 8h19 e 8h20), '18 Paraíso' (6h30 e 06h31) e '21 Santo Antônio da Boa Vista' (6h20 e 6h21).

CAPACIDADE
Com capacidade para 80 passageiros, os ônibus estão operando, durante esta fase de pandemia, com até 50 passageiros. De acordo com a Prefeitura, as linhas são fiscalizadas pela equipe da Secretaria, nos pontos de ônibus.

Com o acompanhamento dos fiscais, foi possível detectar que as linhas de maior carregamento são: 19 Conj. S. Benedito - Vila Garcia; 18 Paraíso - Rio Abaixo; 10 Imperial; 07 Igarapés; e 05 Cidade Salvador.

COMPARATIVOS
Segundo dados da Secretaria, a diminuição de usuários pagantes na pandemia foi de cerca de 70%. Com isso, a taxa de oferta de viagens por passageiro transportado é 23% maior, se comparado ao período pré-pandemia. Porém, com a queda na demanda de usuários foi necessário espaçar mais os horários, dando atenção aos horários de pico.

No início da pandemia, havia 34 ônibus rodando. Agora são 47, ou seja, 'um aumento da oferta de acordo com a análise e necessidade do momento', reforça a pasta. Da pesquisa visual de carregamento, feita diariamente nos picos da manhã e da tarde, cerca de 10% dos ônibus verificados estavam com 50 ou mais passageiros, e esse é o 'termômetro' para as ações corretivas de aplicação de reforços.

DADOS

No início da pandemia, em dias úteis, entre 12 a 14 mil usuários eram transportados. Durante a fase laranja, o número chegou a cerca de 16 mil. Na fase amarela (atual), dependendo do dia da semana, estão sendo transportadas de 18 a 20 mil pessoas. A quantidade, nesta fase, ainda é inferior à metade do que se carregava antes da pandemia (que era em torno de 54 a 55 mil usuários por dia). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection