[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí terá mais 4 escolas estaduais integradas ao Programa Ensino Integral

CidadeEducação estadual

Jacareí terá mais 4 escolas estaduais integradas ao Programa Ensino Integral

Em todo o estado serão 1.855 escolas atendidas no modelo, sendo mais 54 estabelecimentos do Vale do Paraíba e Litoral Norte

A expectativa da Seduc-SP é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio (Crédito: Governo de SP)

Jacareí terá mais quatro escolas estaduais integradas ao Programa Ensino Integral (PEI) do governo de São Paulo. Em todo o estado serão 1.855 escolas atendidas no modelo, sendo mais 54 do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A expansão foi anunciada na última segunda-feira (12) pelo governador João Doria (PSDB) e o secretário da Educação, Rossieli Soares.

No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

Em Jacareí, as quatro escolas estaduais integradas ao programa, são: EE Professora Amância Dias Sampaio (Jardim Terras de São João), Benedita Freire de Macedo (Vila Machado), Dorothoveo Gaspar Vianna (Jardim das Indústrias) e Professora Helia Divino de Souza (Parque Imperial).

As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Processo contou com participação
das Diretorias Regionais de Ensino

De acordo com o governo estadual, a ampliação do Programa Ensino Integral (PEI) de São Paulo é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

SERVIÇO
SOBRE O PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection