[[date:%A, %d %B %Y]]

Instituto Federal abre 160 vagas em cursos técnicos gratuitos, em Jacareí

Cidadeeducação

Instituto Federal abre 160 vagas em cursos técnicos gratuitos, em Jacareí

As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 3 de setembro. Cada candidato deve optar por um único curso.  

Vista geral do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Jacareí. Foto- Arquivo/PMJ

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferece 160 vagas no processo seletivo para ingresso, no primeiro semestre de 2024, na unidade de Jacareí. Do total de vagas, 80 são para cursos técnicos integrados Administração (40) e Informática (40), ambos no período integral, e outras 80 vagas para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, sendo Administração (40) no período noturno e Design de Interiores (40), no período vespertino.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br, até o dia 3 de setembro. Cada candidato deve optar por um único curso.

A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, cuja aplicação ocorrerá presencialmente no dia 22 de outubro.

Para realizar a inscrição, há a cobrança de uma taxa de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes). Candidatos que estudaram o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada, e tenham renda familiar de até um salário-mínimo e meio, podem pedir a isenção dessa taxa até 11 de agosto.

O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 4 de setembro, seja por PIX, Cartão de Crédito ou GRU.

Quem pode fazer cursos técnicos integrados?

Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.

O que são cursos técnicos concomitantes e subsequentes e quem pode fazer?

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola.
Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio. Não há limite de idade para estudar no IFSP.

COTAS
No IFSP, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. As ações afirmativas também contemplam candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection