Quinta, 21 Novembro 2024

Greve na Avibras completa 700 dias, nesta sexta (9)

Cidademaior da história

Greve na Avibras completa 700 dias, nesta sexta (9)

São 16 meses de salários atrasados para mais de mil trabalhadores, que também estão sem convênio médico e sem o recolhimento de INSS e do FGTS. 

A paralisação começou em 9 de setembro de 2022, em protesto contra a falta de pagamento de salários – o que persiste até hoje. Foto- SindmetalSJC/Divulgação
Os trabalhadores da Avibras Indústria Aeroespacial, localizada em Jacareí, completam, nesta sexta-feira (9), 700 dias em greve – a maior em 68 anos de história do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. A paralisação começou em 9 de setembro de 2022, em protesto contra a falta de pagamento de salários – o que persiste até hoje.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

A Avibras, principal indústria bélica do país, está em recuperação judicial e já acumula uma dívida trabalhista em torno de R$ 280 milhões. São 16 meses de salários atrasados para mais de mil trabalhadores, que também estão sem convênio médico e sem o recolhimento de INSS e do FGTS.

COBRANÇAS
Ao longo desses 700 dias, o Sindicato vem cobrando do governo federal medidas que podem levar à regularização de ao menos parte dos salários. Uma das propostas da entidade é a antecipação do pagamento relativo a contratos das Forças Armadas com a Avibras, no valor de R$ 60 milhões.

O Sindicato já se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em 19 de janeiro e 9 de maio de 2023, e com o ministro da Defesa José Múcio Monteiro, em 20 de fevereiro de 2024, para apresentar sua proposta e expor o drama dos trabalhadores. Apesar da gravidade da situação, até agora nenhuma medida foi tomada.

A tecnologia da Avibras já chamou a atenção de empresas internacionais. Recentemente, a australiana DefendTex negociou a compra da fábrica, mas a transação não se concluiu.

AÇÃO JUDICIAL
O Sindicato também está buscando na Justiça uma saída para que os trabalhadores recebam seus salários. A entidade ajuizou uma ação civil coletiva, na 1ª Vara do Trabalho de Jacareí, contra a Avibras e seu sócio majoritário, João Brasil Carvalho Leite, e pede que o patrimônio pessoal do empresário seja usado para pagamento das dívidas salariais.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection