Jacareí já apresenta, ao menos, cinco pré-candidaturas a deputado estadual
Nomes de um ex-prefeito, de três vereadores e de um ex-vereador são cotados para tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O cenário político em Jacareí começa a se desenhar com a informação de que já temos ao menos cinco 'pré-candidatos' a deputado estadual nas eleições gerais deste ano. Por enquanto, nenhum nome a deputado federal.
Segundo apuração do Diário de Jacareí, os nomes atuais para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) são do ex-prefeito Izaias Santana (MDB), dos atuais vereadores Maria Amélia (PSDB), Paulinho dos Condutores (Podemos) e Gabriel Belém (PSB), e do ex-vereador Rodrigo Salomon (PSD). Izaias só sai candidato se tiver o apoio oficial do prefeito Celso Florêncio (PL), que ainda depende de orientação do seu partido para saber qual caminho seguir.
IZAIAS
Procurado pelo Diário de Jacareí para comentar sobre o tema, o ex-prefeito disse que 'antes de mais nada' seria fundamental que todas as forças políticas que o apoiaram em duas eleições e, mais recentemente, ajudaram na campanha do atual prefeito Celso, 'estivessem unidas em torno de um único nome'. "Qualquer candidato que não tiver, pelo menos, 40 mil votos em Jacareí e um bom trabalho regional, terá dificuldades para se eleger", afirmou.
O ex-prefeito, que em 2024 trocou o PSDB pelo MDB, acha possível receber 40 mil votos do eleitorado de Jacareí e outros 20 mil em municípios da região, incluindo a capital paulista. Números que, segundo Izaias, o colocariam no 'páreo' para uma eventual conquista de cadeira na Assembleia Legislativa.
Izaias Santana é Procurador do Município de São Paulo concursado e, atualmente, exerce as funções de Assessor de Gabinete do secretário de Governo da Prefeitura da capital. Para ambos os casos, de acordo com a legislação, teria que se desincompatibilizar até 90 dias antes do pleito, marcado para o dia 04 de outubro deste ano.
Única mulher na Câmara, Maria
Amélia confirma convite do PSDB
Candidato em 2022, Gabriel Belém diz
que vereança lhe dá mais 'visibilidade'
Segundo vereador mais votado da atual legislatura, Gabriel Belém (PSB) é, atualmente, considerado o principal nome da 'esquerda' em Jacareí. Em 2024 recebeu 3.478 votos e se elegeu a vereador pela primeira vez. Antes, em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo partido com uma votação que se aproxima da que lhe garantiu uma cadeira no parlamento municipal. "Em 2022, nossa votação mostrou que existia espaço para uma renovação na política da cidade".
Gabriel Belém reconhece que a vereança está lhe oferecendo visibilidade para 'voos mais altos'. "As pessoas passam a acompanhar, a reconhecer e a nos enxergar como uma opção concreta, especialmente por sermos um nome novo em meio a um cenário político já bastante conhecido", afirma.
O representante do PSB na Câmara Municipal diz ainda que Jacareí não tem um representante na Assembleia Legislativa há anos 'e a cidade quer e precisa ter um deputado novamente'. "Se esse reconhecimento vier a se transformar, no futuro, em uma candidatura a deputado estadual com uma votação maior que tive em 2022, será consequência direta do que estamos fazendo agora", completa.
Paulinho dos Condutores diz
que sua pré-candidatura é real
Candidato em 2024, Rodrigo Salomon
contará com apoio do vice-governador
Vereador por dois mandatos consecutivos (2017 a 2020 e 2021 a 2024), o médico Rodrigo Salomon (PSD) está de volta ao cenário político, agora como pré-candidato a deputado estadual. Ele confirmou a informação ao Diário de Jacareí.
Salomon afirmou que sua decisão é fruto de muitas conversas e, principalmente, do apoio do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, com quem 'estreitou' relações desde 2024 quando trocou o PSDB pelo PSD e concorreu a prefeito de Jacareí. Salomon terminou a disputa em terceiro lugar com pouco mais de 20 mil votos.
"Não posso deixar de atender a um chamado do nosso vice-governador. Sei da importância que minha decisão representa para o partido, possivelmente em uma 'dobradinha' com a Renata Paiva, de São José, que deverá concorrer a deputada federal", comenta.
Salomon diz ainda que o partido tem um amplo estudo do cenário atual que projeta uma votação a partir de 50 mil votos por candidato para eleger um deputado em São Paulo. "Estou animado. Não saio só para participar, serei candidato para brigar uma vaga na Assembleia, finalizou.
Comentários: