GCM de Jacareí dá início à formação de novos agentes aprovados em concurso
De acordo com a atual administração, formação é a mais extensa e detalhada desde o início da história da corporação.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, recebe, nesta segunda-feira (19), 31 pessoas (entre homens e mulheres) que poderão integrar, futuramente, a equipe da Guarda Civil Municipal. São candidatos aprovados no concurso público, que este ano passarão por uma formação técnica de 1.236 horas, com previsão estimada de sete meses. Depois de aprovados, devem estar aptos para ampliar a rede de proteção da cidade.
De acordo com a atual administração, a formação desenvolvida é a mais aprofundada desde o início da história da GCM em Jacareí.
Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.
O trabalho será composto por atividades teóricas e práticas, incluindo aulas de segurança pública municipal, direitos humanos, legislação, técnicas operacionais, atuação comunitária, mediação de conflitos, trânsito e posturas municipais, radiocomunicação e tecnologia, condicionamento físico, defesa pessoal, uso diferenciado da força, habilitação em armamento e tiro, além de conteúdos preventivos nas áreas escolar, ambiental e social. Todo o processo será avaliado junto à Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoal.
Para o titular da pasta em Jacareí, o novo grupo representa um reforço importante para o quadro de apoio à segurança dos prédios públicos e da população.
"É uma formação extensa, preparada detalhadamente para que os participantes sejam capacitados e apoiem a segurança do município durante a missão que os aguarda na sequência", afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.
HISTÓRIA
A Guarda Civil de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Ela foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio de lei municipal. Atualmente, conta com cerca de 200 guardas civis distribuídos entre patrulhamento preventivo e viaturas especializadas, como GTAM (Grupamento Tático de Apoio Motorizado), Base Móvel, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Soma, ainda, o GOC (Grupo de Operações com Cães) e o Centro de Ações Preventivas, responsável pelo desenvolvimento do programa Semeadores da Paz.
Comentários: