[[date:%A, %d %B %Y]]

Estudo do Observatório Social revela baixa produção legislativa em Jacareí

CidadeProdutividade/Atualizada

Estudo do Observatório Social revela baixa produção legislativa em Jacareí

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (2), apresenta detalhes sobre a criação de leis e atividades ligadas à fiscalização do poder executivo

Vista geral do Plenário da Câmara Municipal de Jacareí (Crédito: Divulgação/CMJ)

Um estudo feito pelo Observatório Social do Brasil (OSB) de Jacareí/São José dos Campos (OSB-JAC/SJC) revela detalhes da produção legislativa da Câmara Municipal de Jacareí. O objetivo é dar subsídios aos cidadãos, principalmente aqueles que não acompanham o trabalho dos seus vereadores, para entenderem como foi produtividade na legislatura 2017-2020 no município.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (2), apresenta detalhes sobre a criação de leis e atividades ligadas à fiscalização do poder executivo, que de acordo com o OSB 'precisa ser melhorada'. "Acreditamos que essas informações possam, inclusive, ajudar os eleitores a avaliar os vereadores que estão tentando a reeleição ou, mesmo, se candidatando a prefeito no pleito deste ano", afirma o Observatório.

Em termos gerais, o estudo apresentado pelo OSB Jacareí/São José aponta que os vereadores gastam bem menos tempo na criação de leis que afetam de forma positiva a população do que com atividades ligadas à fiscalização do executivo.

Em Jacareí, nesta legislatura, foram registradas 15.686 atividades, que incluem propostas de leis, indicações, moções, requerimentos e pedidos de informação. Desse total, apenas 536 (3,4%) foram atividades ligadas à efetiva função de legislar do vereador.

Ainda de acordo com o levantamento, das atividades ligadas a propostas de leis, 337 foram aprovadas, 134 foram rejeitadas e/ou arquivadas e 65 ainda estão em trâmite na Câmara Municipal para aprovação.

Do total de propostas aprovadas, o Observatório Social do Brasil (OSB) considerou que 19 são de alto impacto, 22 são de médio impacto e 296 (88%) foram consideradas de baixo impacto para a sociedade.

"As leis que vêm do executivo têm sido geralmente aprovadas dada a base forte que o prefeito conseguiu criar na Câmaras Municipais", reforça o OSB.

O levantamento também enfatiza que a Câmara Municipal de Jacareí está muito acima da média no quesito gastos por habitante e gastos por vereador, quando comparada a outras 36 cidades do estado de São Paulo que têm entre 200 mil e 1 milhão de habitantes.

OSB diz que site da Câmara tem
falhas no quesito transparência

Por fim, o estudo feito pelo Observatório Social do Brasil (OSB) de Jacareí/São José dos Campos pontua que o site da Câmara Municipal de Jacareí apresenta falhas para acesso às informações por parte do cidadão. De acordo com o OSB, as informações referentes a gastos Legislativo também estão incompletas e de difícil navegação, pois os arquivos estão no formato pdf.

Sobre a presença dos vereadores nas sessões de Câmara em Jacareí, o Observatório Social do Brasil salienta que a média em Jacareí é 'excelente'. "São poucas as faltas não justificadas e abandonos dos vereadores no meio da sessão são exceções.

DETALHES
O estudo detalhado sobre o trabalhos dos atuais vereadores em Jacareí, está disponível através deste link: https://drive.google.com/file/d/1uj4t-6S1SzYIjVz8sU15eCnhF5REk0OU/view?usp=sharing.

OUTRO LADO
A Câmara Municipal informou que não recebeu do OSB a pesquisa sobre Produtividade Legislativa. Por base no conteúdo veiculado no Diário de Jacareí, ressalta que o trabalho parlamentar vai além de números de documentos produzidos.

Informou, também, que cumpre anualmente com as diretrizes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection