[[date:%A, %d %B %Y]]

Eleições registram mais de 350 candidatos a vereador em Jacareí

CidadeTodo mundo quer.../atualizada

Eleições registram mais de 350 candidatos a vereador em Jacareí

Do total de pedidos de registro, 113 são do sexo feminino; PT é o partido com maior representatividade feminina no pleito

Vista geral do Plenário da Câmara Municipal de Jacareí (atual Legislatura) (Crédito: Divulgação/CMJ)

Levantamento feito pelo Diário de Jacareí junto à Justiça Eleitoral aponta que é de 356 o total de pedidos de registro de candidaturas de pretendentes a uma das 13 cadeiras na Câmara Municipal de Jacareí. O prazo para inscrição se encerrou no último dia 26 de setembro.

Desse total, 113 são do sexo feminino, sendo que Partido dos Trabalhadores (PT) é o partido com maior representatividade feminina no pleito. Nove entre seus 20 concorrentes são mulheres.

No total, 21 partidos estão formalmente representados na disputa por uma das 13 cadeiras de vereador. No entanto, 14 legendas chegaram ao limite máximo de 20 candidatos (incluindo o percentual mínimo de 20% de mulheres) e 7 estão abaixo desse número, sendo que PSTU e PSOL registram apenas três candidatos cada, sendo uma mulher concorrendo em cada legenda. No caso do PSOL, o partido também tem a única mulher concorrendo ao Paço Municipal (Professora Suzete), entre 11 candidatos a prefeito.

Para o pleito de 2020, a legislação eleitoral não prevê coligação entre partidos para a eleição proporcional (vereador).

De acordo com a legislação eleitoral, o limite legal de gastos para cada candidato a vereador é de R$125.105,40.

NÚMEROS
Confira o total de candidatos a vereador de
cada partido em Jacareí (ordem alfabética)

Avante, 20 (6 mulheres), DEM, 20 (6 mulheres), MDB, 13 (5 mulheres), Patriota, 20 (7 mulheres), PC do B, 16 (5 mulheres), PDT, 20, (6 mulheres), PL (20 (6 mulheres), PMB, 12 (4 mulheres), Podemos, 20 (6 mulheres), PP, 20, (6 mulheres), PRTB, 13 (4 mulheres), PSB, 16 (5 mulheres), PSD, 20 (6 mulheres), PSDB, 20 (6 mulheres), PSL, 20 (6 mulheres), PSOL, 3 (1 mulher), PSTU, 3 (1 mulher), PT, 20 (9 mulheres), PTB, 20 (6 mulheres), PV, 20 (6 mulheres) e Republicanos, 20 (6 mulheres).

Em novo recorde, eleições municipais
têm mais de 550 mil candidatos no país

O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h de sexta-feira (2), o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 550.606 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.

No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 512.201 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados.

COLIGAÇÕES
O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é para vereador, as vagas são do partido e não do candidato.

Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga.

DATA
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia15 de novembro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores e que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno (que não é o caso de Jacareí, onde haverá apenas turno único), o pleito será em 29 de novembro.

A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection