[[date:%A, %d %B %Y]]

Convenções apontam que Jacareí poderá ter recorde de candidaturas

CidadeEleições 2020

Convenções apontam que Jacareí poderá ter recorde de candidaturas

Iniciado o período legal para registro das candidaturas, até o dia 27, Jacareí poderá ter recorde de concorrentes nas eleições de 2020

Por ordem alfabética, saiba que são os pré-candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Jacareí nas eleições deste ano (Crédito: Divulgação)

Está encerrado o ciclo de convenções partidárias para as próximas eleições municipais, em Jacareí. Um dia antes do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) definiu que concorrerá com 'chapa pura' (sem coligações), confirmando os nomes do candidato a prefeito, professor Claudio Leonetti e de sua vice, Maria Donizeti de Paula (Mara). O evento foi realizado na noite de terça-feira (15), na Câmara Municipal.

Desta forma, em princípio, e com base na definição dos partidos nas convenções, Jacareí terá 11 candidatos a prefeito, entre eles a única mulher concorrente ao cargo, a professora Suzete Chaffin (PSOL). Se o fato se confirmar, será um recorde na histórico, superando as 10 candidaturas que concorreram em 1992, quando o médico Thelmo de Almeida Cruz ganhou a eleição para prefeito.

O número se iguala a São José dos Campos e Taubaté (onze cada), municípios do Vale do Paraíba com mais de 200 mil eleitores e que, portanto, poderão ter segundo turno.

ELEITORES
Jacareí fechou o mês de agosto com um total de 171.850 eleitores aptos a participarem do pleito de novembro, sendo 90.393 mulheres (52,61%) e 81.457 homens (47,39%), acréscimo de 0,512% em relação às eleições gerais de 2018. Quando comparados com os números das últimas eleições municipais, em 2016, o aumento no eleitorado que vota em Jacareí é de 5,91%.

Desse total atual, 146.997 eleitores fizeram a biometria e 24.853 não fizeram o cadastro, que em razão da pandemia de Covid-19 deixou de ser obrigatório para as eleições de 2020.

PSTU abriu a temporada de convenções

O PSTU de Jacareí (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) abriu a temporada de convenções eleitorais deste ano. O partido oficializou o nome de Adilson dos Santos como pré-candidato a prefeito. 'Índio', como é conhecido, é operário metalúrgico. O também metalúrgico Nilson Ferreira Leite é o vice. A convenção do PSTU foi realizada no último dia 3, de forma virtual. A chapa de concorrentes à Câmara Municipal tem três nomes.

PATRIOTA
O Patriota foi o segundo partido de Jacareí a confirmar seus escolhidos. Em convenção realizada no dia 7 de setembro, a legenda confirmou os nomes do pré-candidato a prefeito Sérgio Coutinho (Foguinho) e do vice, o advogado Ricardo Galhardi. O Patriota não terá coligações, e anunciou também que pretende abrir mão do uso de recursos do Fundo Partidário.

PSOL
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) realizou sua convenção na sexta-feira (11) de forma virtual. O partido aprovou o nome da professora Suzete Chaffin, tendo como vice Pierre Fernandez, além de três pré-candidatos a vereador. Suzete foi candidata a prefeita em 2012.

REPUBLICANOS
O Republicanos realizou sua convenção na quinta-feira (10), e confirmou o nome do ex-vereador Fernando Ramos, o Fernando da Ótica, como candidato a prefeito, tendo como vice Marcelo Bernardo. O partido não anunciou coligação e deverá ter até 20 candidatos a vereador.

PV
Partido Verde (PV) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) realizaram convenção na sexta-feira (11) e confirmaram o ambientalista Will Mendes (PV) e do engenheiro Antônio Simões (MDB), respectivamente, pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições municipais. Cada partido deverá lançar até 20 candidatos a vereador.

PSDB
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizou sua convenção no sábado (12). Com ele, os quatro partidos coligados também oficializaram candidatos a vereador e vice. O atual prefeito Izaias Santana (PSDB) é candidato à reeleição, tendo como vice a médica Rosana Gravena (DEM). A coligação PSDB, DEM, PSD, PL e Podemos confirmou que irá concorrer com 20 candidatos a vereador em cada partido.

PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou no sábado (12) o nome de Marco Aurélio de Souza como pré-candidato a prefeito, tendo como vice a assistente social Vera Lino (PDT), esposa do então vice-prefeito Davi Lino, falecido em 2007. Ex-prefeito de Jacareí entre 2001 a 2008, Marco Aurélio (PT) contará com o apoio dos partidos PT, PC do B, PDT e PSB, cada um com 20 candidatos a vereador.

PTB
O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) realizou sua convenção no domingo (13), na Câmara Municipal. O vereador Arildo Batista (PTB) teve seu nome aprovado como pré-candidato a prefeito, tendo como vice a administradora Márcia Barbieri (PP). PTB, PP e Avante são os partidos da base de apoio à candidatura majoritária do grupo e lançarão até 20 candidatos a vereador.

PSL
Convenção do PSL (Partido Social Liberal) homologou nome do empresário Fernando Cappelli para disputar Prefeitura de Jacareí. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (14), no auditório da Câmara Municipal. O pré-candidato a vice é o médico Irani Guillaumon, do mesmo partido. O PSL não fará coligação e lançará 20 candidatos à vereança.

PRTB
O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) também realizou na noite de segunda-feira (14) uma convenção virtual para a definição de seus candidatos. O PRTB aprovou como pré-candidato a prefeito o ex-vereador Maurício Haka, que terá como vice da chapa o Coronel Sorge, do mesmo partido. Haka disse ao Diário de Jacareí que ainda trabalha com a possibilidade de coligações.

CALENDÁRIO
O período para registro das candidaturas segue até às 19h do dia 26 de setembro. A campanha eleitoral começará no dia 27 e se estenderá até a véspera das eleições, conforme legislação em vigor.

As eleições municipais para a escolha de prefeito, vice e vereadores acontecem no dia 15 de novembro, das 7h às 17h. Como Jacareí possui menos de 200 mil eleitores, haverá um único turno de votação. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection