Comgás e Agrale apresentam micro-ônibus a gás, em Jacareí
Motor reduz a emissão de gases do efeito estufa e tem custo de combustível mais baixo que motor a diesel.
A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, e a Agrale (indústria automobilística brasileira), viabilizaram a demonstração de um micro-ônibus a gás natural veicular (GNV), em Jacareí. A solução vem atender uma demanda do mercado por soluções que favoreçam o uso de veículos menos poluentes, reduzindo cada vez mais a emissão de gases nocivos na atmosfera.
O veículo começou a prestar serviço aos usuários do transporte público de Jacareí, através da Concessionária JTU, desde a última sexta-feira (6).
O micro-ônibus com motor 100% a gás, original de fábrica, reduz em até 23% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO2 (dióxido de carbono). Além disso, a geração de material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 95% na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade, pois o gás natural veicular praticamente elimina a 'fumaça preta' expelida pelos motores convencionais dos ônibus a diesel, uma das causas de doenças respiratórias.
Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel.
USO URBANO
O micro-ônibus é projetado para uso urbano, com capacidade para 20 passageiros sentados e 22 passageiros de pé, montado sobre o chassis Agrale modelo MA 11.0, com um motor de seis cilindros, 200cv e dimensões ideais (E.E. 5000 mm, PBT: 10.700 KG, CMT: 10.700 KG) para atender às necessidades de transporte da comunidade local.
A autonomia do veículo é de aproximadamente 350km, por conta de seus cilindros com armazenagem total de 86m3 de gás, que pode ser GNV ou biometano.
Diesel x GNV: abastecimento
pode trazer economia de 20%
Na demonstração do micro-ônibus a gás natural veicular (GNV), em Jacareí, o abastecimento foi realizado em um posto de GNV existente no município e, neste caso, já pode trazer uma economia de combustível de 20%, quando comparado ao mesmo modelo a diesel. Posteriormente, caso a frota a gás seja ampliada em Jacareí, poderá ser feito um estudo para abastecimento na garagem da empresa de ônibus, otimizando a operação e reduzindo ainda mais o custo de combustível, pois o fornecimento pode ser feito diretamente pela Comgás.
Para impulsionar cada vez mais o uso do gás em ônibus e caminhões, a Comgás tem realizado estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações, para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa pela substituição do diesel.
"A Agrale investe no desenvolvimento na tecnologia para veículos movidos a gás desde 2001, ano que iniciou o projeto do primeiro micro-ônibus movido a GNV desenvolvido e fabricado no Brasil. Apesar de também dominar outras tecnologias de emissões mais limpas (híbrido, elétrico, dentre outros), acreditamos que o gás pode ser uma alternativa muito viável para um país continental como o Brasil", relata Edson Ares Sixto Martins, diretor comercial e de marketing da Agrale.
"Estamos empenhados em encontrar formas sustentáveis de prestarmos o serviço de transporte público em Jacareí. O GNV é utilizado largamente na Europa, que é uma referência para nós, vamos testar aqui na cidade e medir os benefícios para o nosso sistema, que, em breve, será modernizado para um novo padrão de qualidade", destaca Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.
SERVIÇO
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 95 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,4 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
Comentários: