[[date:%A, %d %B %Y]]

Aplicativo promove a inclusão de deficientes visuais no transporte

Cidadeinclusão

Aplicativo promove a inclusão de deficientes visuais no transporte

Funcionalidade para proporciona mais autonomia, praticidade e segurança aos passageiros com limitações e baixa visão.  

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para o sistema operacional Android ou versão IOS. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, anunciou o início da operação no transporte público do município do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O app tem como principal objetivo trazer autonomia a quem enxerga a vida de uma forma diferente, garantindo o direito de ir e vir com segurança.

"É uma iniciativa que vai promover mais independência e facilidade no deslocamento desses usuários que têm os mesmos direitos de frequentar e aproveitar os espaços da cidade, incluindo o transporte público", destaca Edinho Guedes, titular da pasta.

COMO FUNCIONA
As funções do aplicativo são ativadas por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual. O sistema emite alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Também por comando de voz há a possibilidade de programar locais de preferência, como o endereço de casa ou do trabalho, criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet.Além disso, há as funções de previsão e roteiro, que traçam a melhor rota entre um ponto a outro da cidade.

A solução foi desenvolvida pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, pessoa cega, que idealizou o aplicativo para solucionar suas dificuldades ao se deslocar no dia a dia. "Trouxe independência para mim e para todos que necessitam. É exercer o direito à cidadania com independência e melhora na qualidade de vida por meio da tecnologia", explicou.

APP também possui o modo 'andar de carro'

Além das funcionalidades voltadas para o uso no transporte público, o aplicativo Cittamobi Acessibilidade também possui o modo 'andar de carro', com alertas sobre ruas e cruzamentos, 'viagem', com alerta do momento de embarque e desembarque, e 'a pé', para locomoção em locais abertos e que permitem memorizar obstáculos ao longo do percurso em que a pessoa passa com frequência.

"O aplicativo é sinônimo de inclusão e cidade inteligente. Já estamos fazendo a diferença na vida dos usuários, que estão tendo acesso a uma mobilidade urbana acessível, com a melhor experiência de deslocamento", completa Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi.

GRATUITO
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para o sistema operacional Android ou versão IOS. O Cittamobbi também pode ser acessado online, sem a necessidade de realizar o download. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection