O vídeo tem a participação de sete alunos, que fazem parte da turma mais avançada do projeto
Depois de mais de um ano sem se reunirem, os alunos do projeto 'Tocando o Futuro', vinculado à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, encontraram uma forma para se apresentarem juntos. Sob a coordenação dos instrutores do projeto, eles acabam de lançar um vídeo em canal do Youtube, em que apresentam uma versão instrumental da música Photograph, do artista britânico Ed Sheeran. O link direto para a apresentação é este: https://www.youtube.com/watch?v=6nv-dCPHV4w&feature=youtu.be.
A iniciativa, segundo o instrutor e guarda civil Henrique Bortolato Neto, foi uma forma de promover a integração dos alunos e, também, levar uma mensagem de amor para as pessoas, neste momento marcado por incertezas e perdas, principalmente humanas. "Photograph já faz parte do nosso repertório e estávamos nos preparando para ensaiar com os alunos, quando veio a pandemia. É uma música que fala muito sobre a importância do amor, de guardar os bons momentos em uma fotografia para relembrá-los sempre que for necessário", pontua Bortolato.
DISTÂNCIA ROMPIDA
O vídeo foi dirigido e editado pela instrutora e guarda civil Adrielly Lobo, e tem a participação de sete alunos, que fazem parte da turma mais avançada do projeto. Cada um fez a gravação na própria residência seguindo as orientações dos instrutores do projeto. "A gente montou uma base para que eles pudessem ouvir e tocar em cima, para depois editar o vídeo", diz Bortolato.
Para elaborar a base, os instrutores gravaram a partir de um programa a música Photograph, que consta da partitura, para os alunos terem a noção da marcação do tempo, como a hora certa de entrar, de tocar.
Segundo Bortolato, a produção toda envolveu outros alunos, mas devido às limitações técnicas, não foi possível incluir todos.
'TOCANDO O FUTURO'
O projeto 'Tocando o Futuro' é uma iniciativa do Centro de Ações Preventivas 'Semeadores da Paz', da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí. Neste ano, em maio, o projeto comemorou 15 anos, e segue com o objetivo de promover a cidadania por meio da inicialização musical. Atualmente, atende cerca de 100 alunos sob o comando dos guardas civis Henrique Bortolato Neto, José Carlos da Silva, Marcel Gonzáles Silva e Adrielly Cristina P. Lobo.