[[date:%A, %d %B %Y]]

SP registra 500 visitas virtuais em presídios femininos; quase 100 em Tremembé

Políciaconexão

SP registra 500 visitas virtuais em presídios femininos; quase 100 em Tremembé

Familiares cadastrados no rol de visitas de reeducandas podem fazer visita virtual.  

A medida tem o objetivo de estreitar os vínculos entre reeducandas e seus familiares. Foto- SAP/Divulgação
Desde maio, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) passou a disponibilizar o programa Visita Virtual Feminina, por meio do sistema Conexão Familiar, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

A medida tem o objetivo de estreitar os vínculos entre reeducandas e seus familiares. Em três meses de implantação da modalidade, foram efetuadas 506 visitas virtuais no Estado. Na região do Vale do Paraíba, as duas penitenciárias femininas de Tremembé somam 94 visitas virtuais.

Em estudos recentes, a SAP observou que as unidades que abrigam mulheres presas apresentam um baixo número de visitas. "Muitas mulheres, especialmente as que são mães, encontram dificuldades para receber visitas de seus filhos menores. E para ajudar os familiares, que muitas vezes são responsáveis e guardiões dos filhos das reeducandas, mas não têm condições de visitá-las, e como não queremos que os vínculos familiares se percam, foi pensado na implantação da Visita Virtual Feminina", explica Carolina Maracajá, Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania.

COMO FUNCIONA
Familiares de reeducandas das 21 unidades prisionais femininas do Estado de São Paulo têm a opção de agendar visita a distância por meio do sistema Conexão Familiar. A iniciativa pretende amenizar o baixo número de visitas recebidas por mulheres presas.

A iniciativa é fruto de uma proposta idealizada pelo Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional e pela CRSC, e é válida para todas as unidades prisionais femininas do Estado.

A ação é uma continuação do projeto Conexão Familiar iniciado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando houve a implementação de visitas virtuais em todos os presídios paulistas, já que as visitas presenciais estavam suspensas por questões sanitárias. Apenas as pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos podem solicitar o agendamento para visita virtual pelo endereço: https://agendamentovirtual.sap.sp.gov.br/

Lá, deverão optar pela opção Conexão Familiar – Visita Virtual. Quem já havia se cadastrado durante a pandemia, continua com o registro válido. O familiar que optar pela modalidade de visita virtual só poderá retornar ao modo presencial após 90 dias da mudança.

As visitas virtuais são de 10 minutos para permitir que mais visitantes possam entrar em contato com seus familiares sob custódia da SAP.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection