Quarta, 19 Novembro 2025

Suzano impulsiona empreendedorismo feminino e fortalece a geração de renda

Geralregião

Suzano impulsiona empreendedorismo feminino e fortalece a geração de renda

Iniciativas apoiadas pela companhia estimulam autonomia, contribuindo para a expansão de negócios em diferentes comunidades.

De acordo com o Sebrae, as mulheres representam 34% dos empreendedores do Brasil. Foto- Divulgação/AI

O fortalecimento do empreendedorismo feminino é um caminho para ampliar renda e promover desenvolvimento sustentável. Atenta a esse potencial transformador, a Suzano tem ampliado sua atuação social nas regiões onde está presente, apoiando iniciativas que estimulam a participação de mulheres na geração de renda e na gestão de seus próprios negócios.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Por meio de parcerias com organizações locais, prefeituras e instituições, a companhia apoia iniciativas que promovem capacitação, geração de renda e autonomia para mulheres em diferentes regiões do interior de São Paulo. Essas ações reforçam o compromisso da Suzano com sua meta de contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 e evidenciam a importância do relacionamento com comunidades locais e do desenvolvimento do território.

NÚMEROS
De acordo com o Relatório Técnico de Empreendedorismo Feminino 2024 do Sebrae, as mulheres representam 34% dos empreendedores do Brasil, mais de 10,3 milhões de brasileiras à frente de seus próprios negócios. Essa participação tende a crescer nos próximos anos: segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023, 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026 são mulheres. Nesse contexto, iniciativas como as apoiadas pela Suzano fundamentais para o fortalecimento da autonomia feminina.

"Na Suzano, acreditamos que apoiar mulheres empreendedoras é essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Esse é um exemplo concreto de como colocamos em prática nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo", afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.

Iniciativas transformam realidades por
meio de projetos apoiados pela Suzano

A Suzano tem fortalecido o empreendedorismo feminino em diferentes comunidades por meio de projetos que unem capacitação, geração de renda e valorização cultural. Entre as iniciativas apoiadas está o projeto Cerâmica Vargem do Tanque, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), que incentiva a produção artesanal em argila na cidade de Cunha (SP). O projeto oferece formação técnica e empreendedora para jovens e adultos(as), fortalecendo a economia local e beneficiando 70 pessoas, sendo 23 participantes diretos(as) do grupo, a maioria mulheres.

Outra história inspiradora é a da apicultora Vanilda Luciene de Faria Santos, participante do programa de Apicultura desde 2011, iniciativa voltada ao fomento da apicultura sustentável. Moradora de Redenção da Serra (SP), ela integra a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Mel do Vale do Paraíba e transformou a atividade em um negócio familiar.

SOBRE A SUZANO
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil, a empresa possui uma unidade fabril no distrito São Silvestre, em Jacareí. Saiba mais em: www.suzano.com.br. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 19 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection