Por Redação em Quarta, 31 Janeiro 2024
Categoria: Geral

SP libera Pix para emissão de CNH e registro de veículo 0Km

O QR Code para pagamento de novos débitos, assim como os demais já liberados, estará disponível no portal da Sefaz-SP 

Após a liberação dos pagamentos de débitos como IPVA, multas e licenciamento, o Governo de São Paulo ampliou a possibilidade de pagamentos via Pix para outras taxas do Detran-SP. Desde a última segunda-feira (29), mais 11 débitos da autarquia estão disponíveis para pagamento por meio do sistema.

Para realizar a quitação das novas taxas incluídas, assim como dos débitos já liberados, o caminho segue sendo o mesmo. O cidadão deverá acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP), www.fazenda.sp.gov.br, e gerar um QR Code.

Na primeira fase, o pagamento via Pix foi liberado apenas para quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em outubro de 2023. Em 3 de janeiro, foi iniciada a segunda fase, com a liberação do pagamento de multas de trânsito, além de taxas de transferência e licenciamento de veículos usados.

Nas duas fases já liberadas ao cidadão, o serviço está sendo utilizado sem intercorrências. Já foram contabilizados mais de 130 mil pagamentos via Pixdessas tarifas, serviços e impostos liberados nas duas fases da disponibilização da facilidade em todo o Estado.

Já nesta terceira fase, são disponibilizadas novas taxas do Detran-SP para pagamento na modalidade Pix, dentre elas: taxa para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro; taxa para realização de exames para emissão de CNH; Permissão Internacional para Dirigir (PID); taxa para registro de veículo 0Km; para emissão de placa de fabricante; para escolha de caracteres alfanuméricos; Liberação de veículo apreendido; Estadia diária (em pátios); entre outras taxas.

LEMBRETES IMPORTANTES
Vale ressaltar que, a partir da inserção dos dados, o QR Code gerado tem validade de 15 minutos para o pagamento. Confira antes de pagar: se o destinatário do QR Code divergir, não conclua o pagamento Pix.
Para evitar fraudes, o Detran-SP e a Sefaz-SP informam que não enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para pagamento de suas taxas. A única forma para realizar o Pix é o interessado entrar no site da Secretaria e gerar o código para o pagamento do débito.

SERVIÇO
SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO
Como pagar os serviços disponíveis por Pix:

- Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento; (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva.auth/);

- Efetue o login e selecione o serviço desejado;

- Para consultar débitos pendentes, preencha os campos com as informações necessárias (Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ) e clique em "Consultar".

- Selecione os débitos que deseja pagar e clique em "Pagar via Pix" para a emissão do QR Code.

- Utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code, ou clique em "Copiar" para utilizar a funcionalidade "PixCopia e Cola".

- Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

- Após o pagamento, a mensagem "Pagamento Confirmado!" será exibida na tela do sistema da Sefaz. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário