[[date:%A, %d %B %Y]]

SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 109 deles na região

Geralreeducando

SAP tem 2,7 mil presos em processo de alfabetização; 109 deles na região

Em parceria com a Seduc-SP, cerca de 1.100 professores lecionam nas prisões o mesmo currículo adotado na rede estadual. 

Nas unidades prisionais em todo o Estado existem aproximadamente 18.354 reeducandos matriculados nos diferentes níveis de ensino oferecido. Foto- Divulgação/SAP
Em celebração ao Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca o trabalho realizado nas unidades prisionais do Estado de São Paulo em favor da educação dos custodiados. Na região do Vale do Paraíba, 109 presos são estudantes em processo de alfabetização, distribuídos em 10 estabelecimentos penais nos municípios de Taubaté, São José dos Campos, Tremembé, Potim e Caraguatatuba.

Nas unidades prisionais em todo o Estado existem aproximadamente 18.354 reeducandos matriculados nos diferentes níveis de ensino oferecidos: Fundamental ciclo I e II, Ensino Médio e Superior. Há 2.726 alunos cursando o ciclo I do Ensino Fundamental, entre os quais analfabetos e semialfabetizados.

Ao serem ingressados nos estabelecimentos da SAP, parte dos custodiados apresentam defasagem no ensino formal, com vários casos de analfabetismo. Entre os 195.812 presos na SAP, cerca de 1,22% são analfabetos, ou seja, 2.386 presos.

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), cerca de 1.100 professores lecionam nas prisões o mesmo currículo adotado na rede estadual em classes de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Os números citados estão de acordo com dados apurados no último mês de julho, compilados pelos Grupos Regionais de Trabalho e Educação (Grates) com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP.

O Dia Internacional da Alfabetização foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 1966 e comemorado pela primeira vez em 8 de setembro de 1967.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection