[[date:%A, %d %B %Y]]

São Paulo vai cadastrar voluntários de Minas para os testes da Butanvac

GeralNovo imunizante

São Paulo vai cadastrar voluntários de Minas para os testes da Butanvac

Moradores de Guaxupé devem receber a primeira dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan  

Autoridades do governo paulista durante lançamento dos testes da Butanvac. Foto- Arquivo/Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (25) que o Instituto Butantan recebeu aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para a realização dos testes clínicos da Butanvac, primeira vacina com produção integral no Brasil, no município de Guaxupé, sul do estado de Minas Gerais.

"O Instituto Butantan firmou parceria com a prefeitura de Guaxupé para que moradores da cidade mineira façam parte dos 5 mil e 400 voluntários para a testagem da vacina Butanvac, iniciada no dia 9 de julho", disse Doria.

A cidade vai receber visitas a partir desta sexta-feira (27) para que o Instituto Butantan possa avaliar a incidência do vírus e a variante dominante no município para a sequência dos estudos. Guaxupé está vacinando adultos com mais de 28 anos, por isso, os estudos atingirão pessoas não vacinadas de 18 a 28 anos.

FASES
Os ensaios clínicos da vacina serão divididos em duas fases compostas pelas etapas A, B e C. A etapa A conta com um total de 418 voluntários selecionados nas cidades de Ribeirão Preto e, a partir de agora, também Guaxupé. O objetivo é avaliar a segurança e a dose ideal de imunizante. Nela, o grupo controle vai receber a Butanvac ou a vacina de comparação, a Coronavac, e não haverá placebo envolvido.

Já as etapas B e C irão avaliar a resposta imune e envolverão mais de 5 mil voluntários. A partir daí será feita a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outros imunizantes. Além da eficácia geral da Butanvac, os ensaios vão avaliar seu desempenho diante das novas variantes do SARS-CoV-2.

"O envolvimento da população de Guaxupé nesta fase do estudo será extremamente importante para continuidade da pesquisa"

Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan
Nos ensaios clínicos tradicionais, é feito um paralelo entre o grupo vacinado e um grupo controle. Mas, como os marcadores imunológicos e parâmetros de segurança já foram estabelecidos pelas demais vacinas em uso, já se sabe o que esperar de uma vacina contra a COVID-19.

"O envolvimento da população de Guaxupé nesta fase do estudo será extremamente importante para continuidade da pesquisa, contribuindo para que possamos avaliar os resultados da Butanvac de maneira mais eficaz", afirmou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Os moradores que desejam se voluntariar para fazer parte dos estudos devem realizar a inscrição por meio do site da prefeitura: https://www.guaxupe.mg.gov.br/vacina-butanvac

A previsão é de que os voluntários passem por um processo de triagem e a administração da primeira dose deva ocorrer até a primeira quinzena de setembro, enquanto a aplicação da segunda dose está prevista para acontecer até o meio de outubro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection