Domingo, 23 Junho 2024

Saiba o que é o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágio

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Saiba o que é o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágio

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos nas rodovias é mais rápido e eficiente.  

Sistema elimina a necessidade de paradas em praças de pedágio, otimizando o tempo de viagem e reduzindo o congestionamento. Foto- Divulgação/EcoNoroeste

Chega de filas, paradas em pedágios e trocas de dinheiro. Com o intuito de promover uma circulação com maior fluidez e segurança, as rodovias concedidas do Estado de São Paulo passarão a receber, em breve, o sistema Free Flow. E para esclarecer eventuais questionamentos dos usuários, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP explica os benefícios e funcionalidades principais desse novo sistema.

Em 1° de agosto, duas praças da SP-333 utilizarão a tecnologia: em Itápolis, km 179, no sentido leste; e em Jaboticabal, km 110, no sentido oeste.

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O sistema de pedágio Free Flow se destaca como uma solução inovadora que visa aprimorar a experiência dos usuários nas rodovias, proporcionando maior fluidez, segurança e comodidade. Por meio da implementação de adesivos (TAGs) instalados nos para-brisas dos veículos, o sistema elimina a necessidade de paradas em praças de pedágio, otimizando o tempo de viagem e reduzindo o congestionamento. 

O valor da tarifa é debitado de forma direta, sem a necessidade de interação do motorista. Além disso, os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Desconto de Usuário Frequente (DUF), exclusivo para carros, que oferece descontos progressivos a cada passagem durante o mesmo mês.

PÓRTICOS DE COBRANÇA
Os pórticos de cobrança, que substituirão as praças de pedágio de barreiras, são estruturas equipadas com tecnologia avançada para a leitura e identificação dos veículos. O cronograma de substituição está definido em contrato, garantindo que todas as pistas sejam contempladas pelo novo recurso. 

O sistema também é preparado para identificar os veículos em qualquer uma das pistas do ponto de cobrança, garantindo uma transição suave e eficiente.

As TAGs instaladas são administradas pelas Operadoras de Serviço de Arrecadação (OSAs), assegurando que sejam aceitos em todos os pedágios convencionais e pórticos de rodovias concedidas do Estado de São Paulo.

PLANEJAR VIAGENS
Para garantir uma viagem tranquila e evitar autuações por evasão de pedágio, é fundamental que os usuários planejem sua rota antecipadamente, verificando as tarifas ao longo do trajeto e os métodos de pagamento aceitos em cada concessionária. Além disso, ao utilizar as pistas automáticas, os motoristas devem certificar-se de que seus dispositivos eletrônicos estão devidamente liberados para cobrança e obedecer às regulamentações de velocidade e distância, assim como às sinalizações de passagem e cancela.

Concessionária prepara primeira
implantação em rodovias paulistas

A EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração da SP-333 (Rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari) entre Itápolis e Jaboticabal, prepara para o início do segundo semestre a primeira implantação desse modelo em rodovias estaduais paulistas e a quarta no país. Os usuários que já possuem TAGs ativas serão identificados automaticamente nos pórticos, enquanto os demais poderão efetuar o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico através dos canais que serão disponibilizados pela concessionária.

Além da nova tecnologia de cobrança de pedágio, a concessionária também avança na transformação digital das rodovias sob sua administração, que inclui a instalação de câmeras de monitoramento, sistemas de conectividade gratuita para os usuários, painéis de mensagens e a aceitação de cartões de crédito ou débito por aproximação em todas as praças de pedágio.

SERVIÇO
Sobre a ARTESP
A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 21 concessionárias, que atuam em mais de 11 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 41,1% da malha estadual, abrangendo 335 municípios. 

 

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