[[date:%A, %d %B %Y]]

Saiba identificar sinais do câncer de pele

Geralsaúde

Saiba identificar sinais do câncer de pele

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de pele, explica especialista.  

O câncer de pele pode ser evitado por meio do uso diário de protetor solar e barreiras mecânicas. Foto- Freepik/Ilustração

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado recentemente com um câncer de pele não melanoma. O tumor foi removido com sucesso e, de acordo com os médicos da Casa Branca, o líder norte-americano está "curado".

"O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de pele e novos medicamentos têm contribuído para procedimentos menos evasivos", explica o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Tumor de maior incidência na população brasileira e do mundo, o câncer de pele pode ser evitado por meio do uso diário de protetor solar e barreiras mecânicas. Segundo Ramon Andrade de Mello, a regra ABCDE pode ajudar a diagnosticar alterações: "O paciente pode perceber mudanças, mas é preciso consultar o especialista para um diagnóstico completo".

Confira as regras: A de assimetria, quando uma das metades da pinta ou lesão é diferente da outra; B de bordas irregulares; C de cores variáveis, ou seja, uma mesma lesão traz porções enegrecidas, azuladas, avermelhadas ou acastanhadas; D de diâmetro maior que 6 milímetros; E de evolução, que traz mudanças nas características originais no tamanho, cor ou formato da pinta pré-existente. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection