Sábado, 13 Julho 2024

'Provão Paulista' vai dar acesso a universidades estaduais em 2024

Geraleducação estadual

'Provão Paulista' vai dar acesso a universidades estaduais em 2024

Nova prova do ensino médio da rede estadual vai dar ingresso em cursos superiores na USP, Unicamp, Unesp, Univesp e Fatecs.  

O governador Tarcísio de Freitas fala durante lançamento do 'Provão Paulista' no Palácio dos Bandeirantes. Foto- Josué Emidio/Governo de SP

O 'Provão Paulista' para alunos do ensino médio das escolas estaduais vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024. Na última segunda-feira (10), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a instituição da nova porta de entrada para as universidades públicas paulistas.

"Agarrem com força as oportunidades e aproveitem cada ferramenta que vai ser dada a vocês. Façam o nosso Provão Paulista, brilhem, vão para a universidade e sejam felizes. É tudo o que a gente quer", reforçou Tarcísio.

A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo. "Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às melhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão", afirmou Renato Feder, secretário da Educação.

COMO SERÁ
A nova avaliação da Secretaria da Educação começa a ser aplicada em novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início do curso em 2024.

A avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Etecs, poderão participar.

Para 2024, o acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada por alunos nos Provões Paulistas dos dois anos finais do ensino médio. Em 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

A avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Foto- Flávio Florido/EducaçãoSP

DESEMPENHO
Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o 'Provão Paulista' servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection