[[date:%A, %d %B %Y]]

População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Ministro

GeralEntrevista

População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Ministro

Segundo Marcelo Queiroga, adultos brasileiros deverão estar imunizados com 1ª dose até setembro 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa do programa A Voz do Brasil. Foto- Valter Campanato/Agência Brasil

A previsão acontece em decorrência da aceleração do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da entrega antecipada de doses pelos institutos nacionais e por laboratórios internacionais. Queiroga afirmou que o governo "está tranquilo" em relação aos prazos e expectativas divulgados, e que as remessas de imunizantes continuarão em fluxo constante para os estados.

MEDIDAS EM VIGOR
Segundo esclareceu Queiroga, não há qualquer mudança nas medidas sanitárias em vigor. O ministro afirmou que, à medida que a vacinação avança e as taxas de contágio e mortalidade caem, é possível flexibilizar os protocolos em vigor.

O ministro frisou, ainda, a importância de se completar o esquema vacinal com a segunda dose. "A imunização só está completa após a segunda dose", relembrou.

ATRASOS
A logística de distribuição de doses entre estados e municípios após as entregas feitas do governo federal - além da distribuição proporcional de doses em relação aos grupos prioritários de cada região - são os principais motivos pelos quais há atrasos nas entregas de vacina, explicou Queiroga.

"Hoje, a distribuição é feita pelo critério de faixa etária". Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

"Estamos procurando corrigir essas pequenas distorções entre os estados para que a campanha continue de maneira homogênea", esclareceu o ministro.

O ministro reforçou a importância das orientações do PNI para os municípios, que têm alterado a lógica de distribuição de doses estabelecida pela esfera federal. "Isso acarreta em dificuldades para oferecer as doses da forma que foi programada", informou.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection