Perda da voz é uma das principais causas de afastamento de professor
Campanha Nacional da Voz segue até o dia 31 de julho com ações em todo o país focadas nos mais variados públicos.
Patrocinador da Campanha Nacional da Voz – que segue até o final de julho em todo o país – o Hospital Paulista promoveu, em parceria com Sesc Vila Mariana, na capital paulista, mais uma ação integrada à iniciativa, no dia 15 de junho. Dessa vez, mirando os professores de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema. O objetivo do evento foi orientá-los sobre cuidados que devem ter em relação ao uso da voz - instrumento essencial para quem exerce carreira na docência.
"É muito importante que nós, profissionais da voz, tenhamos uma interface maior com os docentes. Não só pela natureza da atividade, que exige muito da voz e por isso merece cautela redobrada, mas por serem grandes multiplicadores de conhecimento e informação", observa Domingos Tsuji, médico especialista em diagnóstico de patologias de laringe e responsável pelo Voice Center do Hospital Paulista.
Na mesma linha, a fonoaudióloga Bruna Rocha entende que o compartilhamento de experiências e conhecimentos pode fazer toda a diferença no dia a dia dos profissionais de ensino.
"Há medidas simples que são muito eficientes para a prevenção de problemas vocais. Beber bastante água, por exemplo, assim como fazer exercícios para diminuir a tensão na região do pescoço e dos ombros; não tentar competir com os ruídos em sala de aula; alterar períodos de explanação com outras atividades. Há várias maneiras de evitar a fadiga da voz", afirma.
Pesquisa diz que maioria
teve problemas com a voz
Pesquisa do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinprosp), em parceria com o Centro de Estudos da Voz, aponta que 63% dos professores já tiveram problemas com a voz. No setor público, dados do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (Apeoesp) indicam que a perda de voz é um dos motivos que mais justificam afastamento de professores por questões médicas.
CAMPANHA NACIONAL
Lançada no último dia 10 de abril, a Campanha Nacional da Voz segue até o dia 31 de julho com ações em todo o país focadas nos mais variados públicos. O objetivo é alertar a população sobre os principais cuidados com a voz e sobre a importância da prevenção de doenças vocais.
O Hospital Paulista é o patrocinador oficial da campanha, que tem como organizadores a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
SERVIÇO
Sobre o Hospital
Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta. Durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Conta com um Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos.
Comentários: