Sábado, 23 Novembro 2024

O preconceito e o desrespeito podem pendurar as chuteiras

Geralliteratura

O preconceito e o desrespeito podem pendurar as chuteiras

Em 'Poesia no Futebol', escritora ressalta a importância da diversidade no esporte mais popular do Brasil.  

Liliane Mesquita utiliza bordões conhecidos para fomentar o carinho pelo jogo desde a infância. Foto- Divulgação

De quem nunca foi a um estádio até os fanáticos de carteirinha, é de duvidar um brasileiro que não conheça nada sobre futebol. Essa paixão nacional é passada de geração em geração e, em época de Copa do Mundo, tem o poder de reunir na arquibancada até mesmo os piores rivais dentro de campo. Com o objetivo de trabalhar o respeito e a igualdade no esporte, a pedagoga, psicopedagoga e escritora Liliane Mesquita levou a paixão do Brasil para o lançamento infantil 'Poesia no Futebol'.

Na obra, que conta com prefácio do ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil, Júlio Emílio Braz, a autora utiliza bordões conhecidos por torcedores, jogadores e narradores para fomentar o carinho pelo jogo desde a infância. As crianças são introduzidas a palavras comuns entre as quatro linhas, como 'catimba', 'marcação', 'escanteio', 'cartão vermelho' e 'VAR'. Esses nomes são colocados no poema de uma maneira que insere o público no contexto esportivo.

A cada verso, a professora reforça: todos, independentemente do gênero e da raça, podem jogar com a mesma habilidade. Nas ilustrações de Daniele Ramos, mulheres e homens, pessoas negras e brancas compartilham um só campo. "Além de falar do esporte que é uma paixão nacional, o livro trata de respeito, união e paz. A obra mostra que o futebol não é somente para homens, mas é para quem desejar", destaca a autora.

Apaixonada pelo Flamengo desde pequena, Liliane Mesquita vivencia de perto os sentimentos de torcer para um dos maiores times do Brasil. Antes de ser professora, ela foi atacante durante a adolescência, em um período que o futebol era visto como esporte 'para meninos'. Por sentir esses preconceitos e perceber os conflitos de opiniões, ela tomou para si a missão de influenciar as novas gerações a ver o futebol como um meio de promover a igualdade.

SERVIÇO
Onde comprar: Amazon/Livraria da Travessa. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection