[[date:%A, %d %B %Y]]

'Novembro Roxo' faz um alerta sobre o crescente número de partos prematuros

GeralPrematuridade

'Novembro Roxo' faz um alerta sobre o crescente número de partos prematuros

O tema global deste ano é 'Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento'. 

Hospital São Francisco estimula a prática do método Canguru, de contato pele a pele entre os pais e o bebê prematuro durante a permanência na UTI Neonatal. Foto- Divulgação/HSF
O Dia Mundial da Prematuridade, instituído no dia 17 de novembro, tem como propósito alertar a população sobre uma questão séria e que, mesmo não sendo incomum, merece atenção e cuidados por conta do risco de sequelas nos bebês. O tema global deste ano é 'Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento'.

Também conhecida como 'Novembro Roxo', a data alerta sobre a prematuridade, principal causa de mortalidade infantil. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros.

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. Uma situação preocupante envolve os bebês chamados 'termo precoce', nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas gestacionais, muitos deles de cesáreas eletivas - quando não há indicação técnica para esse tipo de parto.

Pesquisas na área apontam que os nascidos nesse perfil podem apresentar resultados de saúde mais semelhantes aos nascidos prematuros do que aos nascidos no período 'a termo', com mais de 39 semanas de gestação.

O Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, referência em UTI Neonatal e gestação de alto risco desde a década de 80, chama a atenção do público com decoração temática e vídeos de conscientização sobre o assunto. A instituição mantém o título de 'Hospital Amigo da Criança' desde 2002, que garante práticas técnicas humanizadas, como o método Canguru, de contato pele a pele entre os pais e o bebê prematuro durante a permanência na UTI Neonatal.

Fonte: https://www.prematuridade.com/novembro-roxo-alerta-prematuridade-principal-causa-de-mortalidade-infantil. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection