Jovem jornalista lança guia de conscientização do valor do voto
O livro 'É assim que eu voto', de autoria de Carlos Irineu, desvenda o processo eleitoral e combate à desinformação.
Carlos Irineu, jornalista e especialista em ciência política, lançou o guia 'É assim que eu voto', uma iniciativa pessoal para conscientizar os eleitores sobre o valor do voto e desmistificar conceitos políticos. O lançamento desta obra se faz necessária visto que este é um ano eleitoral.
Disponível em formato e-book gratuitamente através do link https://bit.ly/42PkG2Q, a obra explora o funcionamento do sistema eleitoral, termos políticos e adverte sobre os perigos das fake news.
"É uma ferramenta que visa empoderar o eleitor, dando-lhe maior compreensão sobre o valor do voto e os mecanismos do processo democrático", destaca.
O jornalista enfatiza a importância do jornalismo na informação sobre candidatos e processos eleitorais, porém, sugere maior objetividade. Quanto aos debates na TV, considera-os relevantes, mas lamenta a falta de foco em propostas.
Irineu acredita que a propaganda na TV perdeu influência devido à descrença na política, e alerta para o cuidado na verificação das informações compartilhadas nas redes sociais, destacando os perigos das fake news.
O guia, segundo o jornalista que tem passagens profissionais por diversos órgãos públicos, surge da percepção da falta de informação sobre o sistema político entre a população, e busca alcançar o maior número de pessoas para desconstruir mitos sobre o processo eleitoral. ''Ele expressa otimismo em relação ao interesse dos jovens pela política, notando uma preocupação crescente com os rumos do país'', finaliza.
SERVIÇO
Sobre o autor
O jornalista Carlos Irineu possui mais de 10 anos de experiência, com pós-graduação em ciência política e comunicação organizacional. Atualmente, desempenha funções como coordenador de comunicação em um dos maiores complexos hospitalares de São Paulo, o Hospital Santa Marcelina, além de ocupar o cargo de Diretor Executivo na Viralizou Assessoria de Imprensa.
Comentários: