[[date:%A, %d %B %Y]]

INSS: segurado pode pedir pensão por morte e auxílio-maternidade no cartório

GeralPrevidência Social

INSS: segurado pode pedir pensão por morte e auxílio-maternidade no cartório

Os benefícios podem ser solicitados no ato do registro de óbito do segurado ou do registro de nascimento de filho. 

A solicitação não deve ter custo, como já ocorre nas agências do INSS. Foto- Agência Brasil/Arquivo

A partir de sexta-feira, 15 de outubro, beneficiários do INSS poderão dar entrada em pensão por morte e salário-maternidade diretamente nos cartórios. Os benefícios podem ser solicitados no ato do registro de óbito do segurado ou do registro de nascimento de filho.

A solicitação não deve ter custo, como já ocorre nas agências do INSS. O objetivo é fazer com que os processos para concessão dos benefícios caminhem com mais rapidez e acelerar a fila de segurados que aguardam pela autorização dos pedidos.

O serviço funcionará em caráter experimental no estado do Rio de Janeiro por 30 dias. Serão 168 cartórios distribuídos em 92 municípios.

A resposta sobre o direito ao benefício será dada em tempo real. Os cartórios vão apresentar a documentação necessária para formalizar o requerimento já com a devida autorização para concessão.

A estimativa é que sejam beneficiadas cerca de 1,8 mil pessoas do estado que aguardam resposta do INSS desde julho deste ano.

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais e o Instituto Nacional de Seguro Social firmaram acordo, no início de outubro, para que todos os cartórios do país possam receber os pedidos.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection