[[date:%A, %d %B %Y]]

GM anuncia o cancelamento de todas as demissões em fábricas

Geralretomada

GM anuncia o cancelamento de todas as demissões em fábricas

A medida, anunciada neste sábado (4), abrange as unidades de São José dos Campos, São Caetano e Mogi das Cruzes. 

A empresa afirmou que vai realizar uma reunião, na tarde de segunda-feira (6), com os três sindicatos e que está realizando os trâmites internos para o cancelamento das demissões. Foto- Divulgação
A General Motors anunciou, neste sábado (4), o cancelamento das 1.245 demissões das fábricas de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes. O anúncio acontece um dia depois de o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter rejeitado o pedido de liminar da montadora para que as demissões fossem mantidas. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região comemorou a notícia como "uma grande vitória da categoria". 

Os trabalhadores começaram a receber os comunicados das demissões no dia 21 de outubro, por meio de telegramas e e-mails. Foram 839 em São José dos Campos, 300 em São Caetano e 105 em Mogi das Cruzes.

A empresa afirmou que vai realizar uma reunião, na tarde de segunda-feira (6), com os três sindicatos e que está realizando os trâmites internos para o cancelamento das demissões.

CHURRASCO

Para comemorar essa vitória, os trabalhadores da GM de São José dos Campos anunciaram a realização de um churrasco neste sábado (4), em frente à fábrica, que começou às 12h. 

Na sexta-feira (3), TST negou pedido
da montadora para manter demissões

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou, na noite da última sexta-feira (3), o pedido de liminar da montadora para manter as demissões. Com isso, ficava mantida a decisão de reintegração de todos os demitidos da planta em São José dos Campos.

A decisão foi da corregedora-geral do TST, Dora Maria da Costa, confirmando a determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª. Região, que havia atendido pedido de liminar do Ministério Público para que as demissões fossem canceladas, após manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Agora o caso segue para julgamento pelo Órgão Especial do TST, ainda sem data prevista.

A Justiça do Trabalho também determinou, no dia 1º, o cancelamento das demissões nas fábricas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes.

Com a decisão de ontem do TST, já são quatro derrotas jurídicas da GM, em apenas quatro dias. Em todas as decisões, os juízes apontaram que a GM violou os acordos coletivos de layoff, que garantiam estabilidade no emprego para todos os trabalhadores das fábricas de São José dos Campos e Mogi das Cruzes.

Os juízes também fundamentaram a decisão na falta de negociação da empresa com os sindicatos, antes das dispensas. A GM descumpriu tese do Supremo Tribunal Federal, em que toda empresa deve proceder negociação coletiva antes de realizar demissão em massa.

GREVE
Os trabalhadores começaram a receber os comunicados das demissões no dia 21 de outubro, por meio de telegramas e e-mails. Foram 839 em São José dos Campos, 300 em São Caetano e 105 em Mogi das Cruzes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection