[[date:%A, %d %B %Y]]

Exercício aeróbico reduz pressão intraocular em pessoas com glaucoma

Geralestudo

Exercício aeróbico reduz pressão intraocular em pessoas com glaucoma

Algumas atividades protegem as células ganglionares da retina e melhoram o fluxo sanguíneo para a retina e nervo óptico.  

O exercício físico é parte essencial de um estilo de vida saudável para as pessoas em geral. Foto- Ilustração

O exercício aeróbico é capaz de reduzir a pressão intraocular (PIO) em pessoas com glaucoma. Além deste benefício, as atividades físicas protegem as células ganglionares da retina e melhoram o fluxo sanguíneo para a retina e nervo óptico. Ou seja, há um fator de neuroproteção envolvido numa vida mais ativa. Estas foram as conclusões de um estudo publicado recentemente.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o exercício físico é parte essencial de um estilo de vida saudável para as pessoas em geral. "Contudo, manter-se ativo é ainda mais importante para quem tem glaucoma e outras doenças crônicas. Aliás, vale dizer que a atividade física também reduz o risco de doenças que aumentam o risco de glaucoma, como diabetes e hipertensão", afirma.

REGULARIDADE
"Um ponto importante a ser destacado é que mesmos exercícios físicos leves e moderados trazem benefícios para a saúde ocular. Em outras palavras, o efeito neuroprotetor pode ser alcançado com caminhadas que aumentam os batimentos cardíacos entre 20 e 25%. O ideal é que que a prática seja diária. Caso não seja possível, o ideal é se exercitar pelo menos 4 vezes na semana", comenta a especialista.

Mas, estudos apontaram que quem realiza exercícios de forma mais vigorosa apresenta uma taxa de menor de perda de campo visual.

"Há quem não goste de caminhar. E para estes pacientes podemos recomendar outras atividades como correr, dançar, andar de bicicleta, optar pelas escadas em vez do elevador, jogar tênis, entre outros esportes. Os chamados treinos funcionais também são bem-vindos", conta Dra. Maria Beatriz.

Por outro lado, há exercícios contraindicados para pessoas com glaucoma devido ao risco de aumento da pressão intraocular.

"Embora a natação seja um excelente esporte, o uso dos óculos e a pressão embaixo da água podem aumentar a PIO. Isso vale para certas posições da ioga em que a pessoa fica com a cabeça abaixada", alerta a oftalmologista.

O levantamento de peso nos treinos de força também tem o efeito de elevação da pressão dentro do olho, bem como agachamentos invertidos, abdominais e flexões.

FREQUÊNCIA
Ainda de acordo com a especialista, a prática deve ser frequente para obter benefícios. "Como vimos, a prática regular de exercícios físicos é um recurso adicional importante para pessoas com glaucoma. Entretanto, é sempre importante conversar com o oftalmologista sobre o tipo de atividade mais adequada e entender os riscos envolvidos em alguns esportes", finaliza a médica. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection