[[date:%A, %d %B %Y]]

Especialistas alertam para a saúde mental de crianças e adolescentes

Geralpediatria

Especialistas alertam para a saúde mental de crianças e adolescentes

Hospital pediátrico Pequeno Príncipe, em Curitiba-PR, registrou aumento nos casos de tentativas de suicídio.  

Hospital Pequeno Príncipe, situado em Curitiba-PR, registrou aumento nos casos de tentativas de suicídios. Foto- Wynitow Butenas/Divulgação/AI

Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelam que, a cada ano, cerca de mil crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, cometem suicídio no Brasil. Entre 2016 e 2021, houve um aumento de mais de 49% de casos na faixa etária de 15 a 19 anos.

O cenário nacional se reflete nos atendimentos realizados no Pequeno Príncipe. O maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do país, com sede em Curitiba (PR), identificou um aumento do volume de tentativas de suicídio nos últimos anos – de nove casos em 2019 para 56 em 2022.

Por isso, no mês de janeiro, dedicado à saúde mental, a instituição reforça a importância de abordar o tema desde a infância. A psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital, Angelita Wisnieski da Silva, destaca que crianças e adolescentes podem sofrer por questões físicas, psicológicas e sociais como qualquer pessoa.

"Dar atenção ao estado de saúde mental manifesto por comportamentos, expressões emocionais, fragilidades e oferecer escuta, apoio e tratamento profissional às crianças e aos adolescentes pode prevenir consequências graves como a automutilação e o suicídio", pontua.

DESAFIOS
Crianças e adolescentes, em seu processo de desenvolvimento e maior vulnerabilidade ao sofrimento, requerem medidas para ensiná-los a lidar com desafios. É uma responsabilidade coletiva estimular uma visão de mundo mais ampla, incentivar soluções para problemas e ensinar, desde cedo, que as dificuldades impostas pelo mundo podem ser enfrentadas e superadas de maneira mais leve quando compartilhadas.

Um diálogo aberto é a chave para fortalecer os vínculos familiares. Estar atento às necessidades de afeto e de presença é vital para o bem-estar das crianças e dos adolescentes. Por isso, estar disponível para ajudar, oferecer apoio e respeitar cada sentimento é essencial em uma relação. Acolha as expressões de emoções, mesmo que negativas, sem julgamentos e com tranquilidade.

SINAIS DE ALERTA
A família também deve observar sinais de alerta como mudanças de comportamento ou estados intensos e persistentes que atrapalhem ou dificultem a rotina, como: desinteresse, dificuldades ou prejuízos no desempenho e na aprendizagem escolar; ansiedade, agitação, irritabilidade ou tristeza permanentes; isolamento persistente, com afastamento de grupos sociais; alterações no sono e no apetite; baixa autoestima, com desinteresse e descuido com a aparência; comentários frequentes negativos em relação ao futuro e autodepreciativos; desinteresse por atividades de que gostava e desapego de pertences que valorizava e expressões e comentários que indiquem desejo de morrer.

AJUDA
É possível buscar ajuda nas unidades básicas de saúde (UBSs), nos centros de atenção psicossocial (Caps) e nas clínicas de psicologia das universidades. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional 24 horas por dia, sob total sigilo, por meio da ligação gratuita (188).

SERVIÇO
Sobre o Hospital
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor hospital pediátrico da América Latina em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection