[[date:%A, %d %B %Y]]

Escritor da região relança livro sobre racismo na Copa de 1958

GeralLiteratura

Escritor da região relança livro sobre racismo na Copa de 1958

O livro aborda o racismo na seleção brasileira dos anos 50 e como Pelé e Garrincha quase ficaram de fora da Copa do Mundo na Suécia. 

O jornalista Fábio Mendes, radicado em Jacareí, é autor do livro ‘Campeões da Raça’. Foto- Divulgação

Há pouco mais de 60 anos, o Brasil conquistava seu primeiro título mundial de futebol. Uma geração de jogadores excepcionais como Pelé, Garrincha, Didi e Djalma Santos deu show nos campos da Suécia e conquistou a Copa do Mundo de 1958. No entanto, para chegar à glória, esses jogadores tiveram de enfrentar não apenas as adversidades comuns ao esporte, mas também o intenso preconceito racial que vigorava no futebol brasileiro de então.

Esta é a história retratada no livro 'Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958', que ganha reimpressão. O autor do livro é o jornalista e escritor Fábio Mendes, radicado em Jacareí. A obra foi finalista do Prêmio Livro-Reportagem Amazon de 2019.

O livro foi lançado oficialmente em junho de 2018, como forma de celebrar os 60 anos da conquista. O prefácio do livro foi escrito por Mauro Beting, um dos mais respeitados jornalistas esportivos do país.

Para produzir o livro, Mendes entrevistou ex-jogadores, dirigentes e jornalistas que viveram a saga da seleção brasileira na Copa do Mundo de 58. O trabalho traz relatos exclusivos, e também fotos e reportagens do período.

Hoje, os atletas que disputaram o torneio são vistos como heróis, mas Mendes frisa que nem sempre foi assim. "Até 1958, era comum se disseminar a ideia de que jogadores negros e mestiços não tinham condições psicológicas de disputar jogos decisivos. Essa tese era reforçada cada vez que a seleção era eliminada em uma Copa ou outra competição importante".

O autor lembra que, mesmo em 1958, a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo com um time quase que inteiramente branco. "Apenas do decorrer do campeonato os principais jogadores ganharam a titularidade. Hoje, é impensável uma situação em que jogadores como Pelé e Garrincha ficassem no banco de reservas."

REIMPRESSÃO
Além da versão impressa, 'Campeões da Raça' também está disponível em versão digital para a plataforma Kindle, da Amazon. "Quem não possui o Kindle pode ler o livro pelo celular, baixando o aplicativo, ou mesmo pelo computador ou tablet. Quem assina o serviço Kindle Unlimited tem acesso gratuito ao meu livro", informa o jornalista.

É possível comprar o livro, tanto na versão impressa quanto digital, pelo site oficial do jornalista: www.fabiomendesjor.com.br

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection