Quinta, 26 Dezembro 2024

Emissão de 'CNH internacional' sobe 15% em 2024; saiba como obter a sua

Geraldetran-sp

Emissão de 'CNH internacional' sobe 15% em 2024; saiba como obter a sua

Documento permite conduzir por até três anos em mais de 80 países signatários da Convenção de Viena.

Foram 49.489 emissões da PID em São Paulo este ano, ante 42.900 no mesmo intervalo de 2023. Foto- Ilustração

Quem deseja desbravar um novo país por vias urbanas ou pelas estradas pode solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Basta ter válida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitida pelo órgão paulista. E bastante gente tem feito isso!

De janeiro a outubro deste ano, o registro de PIDs pelo Detran-SP subiu 15% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 49.489 emissões, ante 42.900 no mesmo intervalo de 2023.

Em relação a 2022, o aumento é ainda maior no estado de São Paulo: 35%. Outro dado do Detran-SP mostra que os meses com pico de emissão de PID, considerando 2019 até agora, são maio (21.379) e agosto (21.268), período de temperaturas mais altas no hemisfério norte. Os meses que aparecem na sequência do ranking são: julho (19.630), junho (19.558) e março (18.724).

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Como obter: Detran-SP tem
página dedicada ao serviço

O procedimento para obtenção da Permissão Internacional para Dirigir (PID) é simples. O pedido pode ser feito pelo site do Detran-SP, em uma página dedicada ao serviço, que reúne informações sobre requisitos e documentação, e um passo a passo do processo. Em média, após o pagamento da taxa de R$ 399,96 pelo motorista, o tempo de espera é de três dias. No site, há indicação de locais que aceitam o pagamento.

Uma vez emitida, a PID tem validade de até três anos, caso a CNH atrelada a ela seja válida por três anos ou mais. Se a CNH tiver validade menor que três anos, o prazo da PID será igual ao da carteira de habilitação brasileira. Ao viajar, além da PID, é preciso levar também a CNH para se provar habilitado a dirigir.

Com a PID e a CNH em mãos, condutores podem desbravar ruas e rodovias de 89 países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, como Portugal, Alemanha, França, Holanda, Bahamas, África do Sul, Turquia e Uruguai.

Como acordos e convenções como a de Viena não são perenes, recomenda-se que, antes de viajar, o motorista consulte o site da embaixada ou consulado do país que irá visitar para verificar as condições para dirigir no local.

REGIONAL NO TOP 5
Com 24.402 permissões internacionais para dirigir emitidas em 2024, a capital lidera em número de PIDs no estado, entre as dezoito superintendências do Detran-SP. A de São José dos Campos aparece na quinta colocação, com 2.548 documentos emitidos de janeiro a novembro deste ano, atrás também de Campinas, São Bernardo do Campo e Osasco. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection